Grupo Somos Educação moderniza ensino técnico online

Grupo Somos Educação moderniza ensino técnico online

WhatsAppFacebookShare
 Somos Educação usa plataforma de LMS para dinamizar ensino técnico
Somos Educação ampliou o uso de tecnologia para o ensino técnico.

A reformulação e a expansão no ensino técnico online tem sido uma das principais diretrizes do grupo Somos Educação. Com isso, o grupo, que é o maior do país na educação básica, prioriza a inovação em uma área que ainda tem grande resistência às novas tecnologias.

Para modernizar ainda mais seus cursos técnicos online, o Somos Educacional passou a utilizar a Canvas LMS. Uma das plataformas mais usadas utilizadas no mundo, ela tem como atrativo a facilidade para desenvolver, entregar e gerenciar experiências online e presenciais.

A plataforma Canvas será usada no Sistema ETB, braço da Somos Educação no ensino técnico. Ele tem como objetivo disponibilizar a instituições de ensino superior e escolas técnicas, cursos adequados às demandas econômicas locais.

Outro área abrangida pelo Sistema ETB é o fornecimento de orientações estratégicas para gestores. O objetivo, nesse caso, é traçar planos para lidar com problemas como evasão, falta de material didático, rotatividade de professores e baixa qualidade dos laboratórios.

Novo ambiente de aprendizagem para cursos de ensino técnico

O Sistema ETB, da Somos Educação, conta com 25 cursos técnicos profissionalizantes, no formato presencial e online. O portfólio inclui ainda 29 cursos de aprendizagem no formato “Melhor Aprendiz”, que mesclam aulas online e presenciais.

A partir da mudança de plataforma, o Sistema ETB buscou adequar-se às necessidades de estudantes e instituições. O objetivo era ter um ambiente de aprendizagem com mais recursos e, ao mesmo tempo, mais simples e intuitivo.

Veja também: App Insight-Creative Canvas facilita criação de videoaulas

Antes a empresa desenvolvia sua plataforma própria, com o uso do Moodle. A partir de feedbacks das escolas, a Somos Educação entendeu que precisava reavaliar o sistema usado. Uma das opções cogitadas foi remodelar o ambiente de aprendizagem mas, no final, decidiu-se por implantar uma nova plataforma.

Ao adotar a Canvas, a ETB procurou trazer maior maior estabilidade, usabilidade e segurança ao seu ambiente de aprendizagem. Outra característica da plataforma é o fato de ser baseada na nuvem. Com isso, seus recursos são atualizados automaticamente e uma mesma versão é disponibilizada para todos os usuários acessarem a partir de qualquer lugar e dispositivo.

Nova plataforma para viabilizar rápida expansão

A Canvas LMS é uma plataforma acessível a professores, alunos e gestores por meio da web. Por ser um software aberto, permite que diversos aplicativos, soluções e programas educacionais sejam facilmente integrados para execução de módulos e cursos.

Além de melhorar a experiência de aprendizagem de seus alunos e das escolas afiliadas, a Somos Educação também tem com objetivo aumentar seu público de alunos. E o grupo tem planos de expressivos de crescimento no curto prazo.

Atualmente, a área de educação profissional da Somos Educação atende cerca de sete mil alunos por ano de forma virtual. Com a nova plataforma, a expectativa do grupo é atingir até 15 mil estudantes ainda em 2017. Um dos principais alvos é o programa Mediotec, iniciativa do MEC voltada para a abertura de milhares de vagas em cursos técnicos regulares e a distância.

Renato Deccache

Renato Deccache

renato.deccache@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Renato Deccache