Talkshow que debate temas de Educação será transmitido no Futura

Talkshow que debate temas de Educação será transmitido no Futura

WhatsAppFacebookShare

Popularizar discussões sobre educação. Essa é a principal proposta do canal do youtube “Educação na veia“. Os debates são realizados no formato de um talkshow, que futuramente terá sua primeira temporada transmitida pelo canal Futura.

“Criamos um formato que mistura especialistas de educação com as pessoas que estão na escola (diretores, professores, alunos) e também, com ‘celebridades’ (atores, desportistas, cantores). Precisamos passar uma mensagem de que todas as pessoas podem conversar sobre educação; não é preciso estar dentro de uma universidade nem usar um vocabulário muito rebuscado”, disse Rafael Parente, cocriador da metodologia Conecturma e mediador dos encontros.

Parente defendeu que os brasileiros devem se apropriar mais dos temas relacionados à educação e, por isso, decidiu criar o talkshow. “Queremos que as pessoas falem mais sobre os temas educacionais e se sintam que estão autorizadas a falar sobre isso.” A médio e longo prazo, o objetivo é estimular a valorização da educação e um maior reconhecimento dos professores.

Pontos positivos da educação brasileira precisam ser reconhecidos

O programa é divido em três blocos. Em cada um, trata-se um tema menor que se relaciona com um macrotema definido para a discussão do dia. A primeira temporada vai até o fim de 2017. Já foram abordado o tema sobre a valorização da educação e o reconhecimento do trabalho do professor. Questões sobre currículo, base nacional e escola sem partido, também foram discutidas.

 

 

Nos próximos programas, as discussões girarão em torno dos seguintes eixos: “O que é ser professor no Brasil?”, “Protagonismo juvenil” e “Inclusão”. Para chegar a esses assuntos, Rafael Parente contou com o apoio de outros educadores.  A interação aconteceu através de um grupo no Facebook.

Parente ressaltou que um programa como esse se faz necessário para mostrar e reconhecer os lados positivos da educação brasileira. “Nós sempre jogamos luz nas questões negativas da educação enquanto precisamos também falar das coisas boas que estão acontecendo e fazer com que as pessoas se apropriem mais para que elas tenham opiniões mais qualificadas.”

Letícia Santos

Letícia Santos

leticia.santos@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Letícia Santos