Grupo Unip-Objetivo armazenará seus conteúdos na Microsoft Azure

WhatsAppFacebookShare
Elisangela de Moraes fala sobre a parceria da Unip/Objetivo com a Microsoft, para uso da Azure como plataforma de armazenamento
Elisângela Mônaco fala das funcionalidades da ferramenta desenvolvida em parceria com a Microsoft para realização de buscas avançadas em videoaulas.

O Grupo Unip-Objetivo lançou, na Brasil Bett Educar, uma parceria inédita com uma das gigantes do mundo no mercado de informática, apresentando uma ferramenta que possibilita realizar buscas avançadas em videoaulas. Esta ferramenta é baseada em recursos da Cortana Intelligence Suite, que roda na Plataforma de nuvem Azure, da Microsoft.

Assim, os vídeos que estão disponíveis na plataforma de ensino online do Objetivo, denominada Conteúdo Online, passam a ter uma camada de inteligência artificial. O Conteúdo Online é um sistema de gestão e entrega de conteúdos da Unip e do Sistema Objetivo que disponibiliza vários recursos, entre eles simuladores, imagens, atividades interativas, exercícios, além de um portfólio de aproximadamente 4 mil videoaulas.

A expectativa é de que, em 2018, todo o acervo de videoaulas do Grupo Unip-Objetivo já esteja com o conteúdo indexado para buscas inteligentes e legendas simultâneas em até seis idiomas. Dessa forma, a nova ferramenta possui funcionalidades de: legenda automática e indexada com o vídeo, legenda em seis idiomas (Português, Inglês, Espanhol, Alemão, Francês e Japonês) usando API do sistema de buscas bing, uso massivo da solução de streaming multiplataforma e busca por palavras dentro das falas do professor, também indexada ao vídeo.

Segundo Elisângela Mônaco, gerente de Tecnologia da Informação do Sistema Objetivo de Ensino, o aluno poderá, por exemplo, buscar um trecho específico do vídeo. Para isso, basta que o estudante pesquise por um determinado termo para que acesse exatamente a parte que deseja. “A nova ferramenta possibilitará buscas mais inteligentes, auxiliando alunos e também os professores.”

Grupo Unip já desenvolve ações com a Microsoft

O Grupo Unip-Objetivo já possuía ferramentas da Microsoft em sua plataforma de ensino. Com ela, as funcionalidades do pacote Office 365 são utilizadas de forma integrada com os recursos do ambiente de aprendizagem.

A integração com o Office 365 permite acesso a recursos como o One Note (uma espécie de caderno onde é possível o aluno fazer anotações); o class room, um caderno do professor onde ele pode compartilhar as informações com os estudantes; o sharepoint (uma ferramenta de colaboração e gestão de conteúdos) e ao skype, ferramenta que permite a realização de ligações e até teleconferências com menor custo.

Além disso, a escola tem 1 tera disponível para o aluno ou professor guardar dados que quiserem e pode utilizar email institucional e acessar uma rede social da própria Microsoft, entre outros benefícios.

“O Grupo Unip-Objetivo oferece o Office 365 educacional para acompanhar as inovações tecnológicas e promover mais segurança e conforto aos usuários”, destaca Elisângela Mônaco.

Renato Deccache

Renato Deccache

renato.deccache@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Renato Deccache