Universitários usam tecnologia para melhorar a sociedade

WhatsAppFacebookShare

Chupeta eletrônica Equipe InovEducQuantas vezes você já se perguntou o que pode fazer para mudar a realidade que te cerca? Quantas ideias você já ignorou por achar que não valia a pena dar prosseguimento ao projeto? Com certeza, pelo menos uma vez na vida você já passou por algum desses questionamentos. Ou, quem sabe, até mesmo pelos dois.

Um noticiário sobre mortalidade infantil no mundo foi o “estalo” para que três estudantes de Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) tivessem vontade de inovar um produto muito comum no dia a dia das crianças: a chupeta.

“O Adjamilton [Medeiros], um dos integrantes da equipe, ficou preocupado após ver a notícia. Deu uma pesquisada e percebeu que a maior causa da grande mortalidade são doenças que têm a febre como sintoma”, disse Júlio Coelho, que também integra o time Questão de Brio.

Após um tempo pensando no assunto, Adjamilton chegou ao “insight” de embutir um termômetro na chupeta, com a finalidade de verificar a temperatura corporal da criança o tempo todo, detectando a doença em seu estado inicial.

Projeto foi um dos vencedores da HackBrazil

Equipe Chupeta eletrônica InovEduc“Com essa ligação é possível reunir todas as informações em um banco de dados viável, permitindo à gestão pública e aos profissionais da saúde tomarem decisões baseadas na compilação.”

Além disso, eles garantem que a interação com o celular permite que seja oferecido aos pais uma experiência mais intuitiva e fácil ao realizar a leitura da temperatura dos seus filhos, assim como acompanhar o histórico de leituras do equipamento.

Recentemente, o trio — Júlio Coelho, Adjamilton Medeiros e Rychard Guedes —, foi um dos vencedores da final da HackBrazil, competição inédita realizada pelo MIT e pela Havard em parceria com a FGV Direito Rio.

Leia também
ESTUDANTES DA PARAÍBA VENCERAM O HACKBRAZIL, REALIZADO PELO MIT, HARVARD E FGV

Os cinco projetos selecionados para a grande final apresentaram seus trabalhos durante a Brazil Conference, no início de abril, em Cambridge, nos Estados Unidos.

“Mais importante que o prêmio foi ter participado da Brazil Conference, onde pudemos expor nosso projeto para diversas pessoas como investidores, designers, juristas”, disse Júlio ao ressaltar que receberam ótimo feedback, além de abrir espaço para conversas mais detalhadas futuramente.

Trio já participa de uma nova competição

Chupeta eletrônica InovEducQuando nos deparamos com uma inovação, muitas vezes não conseguimos imaginar os obstáculos enfrentados até o resultado final do projeto. Com a equipe Questão de Brio não foi diferente. Júlio lembra que durante a preparação para o evento a equipe estava em meio a provas, estágios e até mesmo defesa de TCC.

“Foram muitas noites mal dormidas, porém, ao ver a mensagem de incentivo de amigos (e até mesmo de desconhecidos, por meio das redes sociais) nós recuperávamos o ânimo.”

Dentre as dificuldades enfrentadas, Júlio cita o pouco tempo que tinham para investir no projeto com uma das maiores, já que começaram a desenvolver o protótipo quando souberam que estavam classificados para a HackBrazil e a competição propunha que fossem desenvolvidos durante o período de 30 dias, o que eles chamaram de Mês Maker.

“Durante esse período, tivemos que gravar vídeos, desenvolver o protótipo, realizar testes, treinar nosso pitch. Além disso tudo, também tínhamos que dar seguimento às nossas atividades como estudantes (provas, projetos, TCC), e também como estagiários, no caso de Adjamilton e Rychard.”

A saga do grupo não acabou por aí. Com o mesmo projeto, participam de uma nova competição, a Imagine Cup, organizada pela Microsoft, cujo objetivo é emponderar jovens inventores a dar vida às suas ideias para melhorar a sociedade.

Além de todos os afazeres de sempre, na nova competição ainda têm o desafio de fazer “barulho” nas redes sociais com as hashtags #BubuDigital e #ImagineCupBR, principalmente no Twitter e no Facebook.

Cinthia Guedes

Cinthia Guedes

cinthia.guedes@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Cinthia Guedes