Dez vantagens das provas por computador para professores e universidades

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Tecnologia já possibilita provas por computador de forma eficiente

Aplicar provas por computador até pouco tempo atrás era visto como um tabu. Afinal, como confiar em um sistema de resolução que precisa da internet para funcionar? Além disso: como imaginar uma avaliação sem a grafia do estudante, sua marca de identificação mais visível?

Avanços no campo da tecnologia, no entanto, mostram que aplicar provas em formato digital pode se tornar uma tendência. Hoje em dia, há recursos capazes de bloquear o acesso a qualquer tipo de site durante a resolução.

Além disso, o sistema randômico de definição das questões torna praticamente impossível, mesmo em uma sala com dezenas de alunos, dois resolverem exames idênticos.

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As vantagens não param por aí. A tecnologia tem permitido avanços significativos na melhoria da eficiência dos processos e metodologias de avaliação. A opinião é de Silvio Freire, diretor de Operações da D2L, multinacional canadense de sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS, na sigla em inglês).

“Uma plataforma de gerenciamento de aprendizagem pode ser a tecnologia suficiente para a aplicação desta metodologia de avaliação”, disse Silvio Freire.

Provas online permitem criação mais eficiente de itens

Do ponto de vista de quem está à frente das salas de aula também há muitos pontos positivos. Foi o que ressaltou Marta Maia, professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e que aplica provas desse tipo há 12 anos.

Na FGV, as avaliações em formato digital são viabilizadas a partir do uso do E-class, uma LMS que possibilita fazer provas 100% online. No sistema, que só pode ser acessado de dispositivos na própria instituição, o aluno entra com sua senha e acessa o ambiente virtual na hora indicada pelo professor.

“Ao criarmos uma questão, podemos definir um nível de dificuldade para ela, assim como associá-la a competências a serem desenvolvidas no curso”, explicou a professora.

Abaixo, listamos dez vantagens do uso de provas por computador. Elas foram elaboradas a partir das opiniões dos especialistas Silvio Freire, da D2L, e Marta Maia, da FGV. Confira!

 

1 – Flexibilidade

O aluno não precisa mais se deslocar para locais e horários específicos para fazer provas por computador. Já existem sistemas que permitem o uso de qualquer dispositivo móvel para o aluno fazer a prova e, ao mesmo tempo, impedem acesso a sites diversos para auxiliar na resolução.

 

2 – Praticidade

As provas por computador podem reduzir muito o trabalho do professor. “A velocidade de correção, a economia em tempo e eficiência proporcionada através desta metodologia é de grandes proporções”, comentou Sylvio Freire, da D2L.

 

3 – Variedade

Bancos de questões podem ser usados para a criação rápida de diversas versões de provas, abrangendo as mesmas temáticas e com níveis de dificuldade semelhantes. “Dois alunos, um ao lado do outro, resolvem questões totalmente diferentes”, destacou a professora Marta Maia.

 

4 – Economia

Realizar provas por computador pode também reduzir significativamente os gastos da aplicação. O investimento inicial em compra ou aluguel de notebooks é em pouco tempo compensado pela redução do gasto com impressão e gerenciamento de provas em papel.

 

5 – Resultados imediatos

A divulgação das notas também pode ser programada para quando o professor quiser. “É possível ter não só as notas individuais, mas estatísticas de desempenho geral da turma. Identificam-se facilmente as questões que geraram mais erros e acertos”, disse Marta Maia.

 

6 – Personalização

Sistemas de LMS utilizam os dados das provas online para a proposição automática de tarefas com base no desempenho do aluno. “Proporciona-se, assim, uma trilha de aprendizagem personalizada de forma que a competência específica seja alcançada”, disse Sylvio Freire.

 

7 – Ajustes

A automatização possibilitada pelos LMS permitem ao professor economizar tempo em ajustes. “Se uma questão é anulada, a plataforma pode imediatamente ajustar as notas e estatísticas da turma de maneira rápida e fácil”, destacou Sylvio Freire.

 

8 – Diversidade

Segundo Marta Maia, em provas por computador, é possível usar vários tipos de itens. Podem ser aplicadas questões objetivas, testes ABC, correlação entre colunas ou itens de verdadeiro ou falso. Pode-se até trabalhar com questões discursivas.

 

9 – Controle

O professor tem mais facilidade para monitorar os alunos resolvendo as questões. Não é preciso, por exemplo, circular pela sala para observar os alunos de perto. “De sua mesa, o professor pode monitorar como cada aluno resolve a prova”, exemplificou Marta Maia.

 

10 – Gerenciamento

O uso de provas por computador permite às plataformas de LMS gerenciarem praticamente todo um curso. A partir dos resultados, é possível, por exemplo, enviar mensagens automáticas para os estudantes, segundo Sylvio Freire. Isto sem falar na viabilidade de apresentar planos de estudos complementares até a avaliação final, além de de corrigir e emitir automaticamente o certificado ao aluno.

Renato Deccache

Renato Deccache

renato.deccache@folhadirigida.com.br

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