‘Workshop Youtuber’ abriu programação de eventos presenciais do InovEduc - Inoveduc

‘Workshop Youtuber’ abriu programação de eventos presenciais do InovEduc

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Você é daqueles que sempre sonhou em fazer sucesso na internet? Ou então alavancar com o canal da sua empresa? No dia 25 de março, a InovEduc realizou seu primeiro evento presencial no auditório da Folha Dirigida: o Workshop Youtuber – Os segredos de um canal de sucesso, uma parceria com a M2br Academy e Trama Filmes.

O principal objetivo do evento era ajudar os presentes a encontrar uma melhor forma de posicionar o canal e adotar formatos criativos. O Workshop foi realizado das 8h30 às 18h, e contou com a presença de três ilustres profissionais — o diretor de conteúdo para novas mídias, Maicol Ximenes, e os youtubers Otávio Albuquerque, dos canais “Rolê Gourmet” e “Coisas que eu nunca Vivi”, e Marcela Tavares, que faz sucesso com a série de vídeos “Não seja burro”.

Durante todo o dia de palestras, as conversas foram divididas em quatro módulos. O primeiro foi o “Youtube, que mundo é esse?”, que buscava apresentar a plataforma e o que ela representa no mercado. O segundo módulo, “Posso ser um youtuber?”, demonstrou o que é preciso para fazer sucesso sendo criativo.

E não parou por aí! O módulo três tratou dos “4F”, foco, força, fé e frequência, onde os participantes puderam aprender a gerenciar o tempo, definir prazos e horários e a importância de manter uma disciplina. E no quarto e último módulo, “Meu canal”, o mais esperado pela galera, Maicol deu dicas sobre equipamentos, edição e melhores formas de engajamento.

A partir das 8h30 o público já se fazia presente no auditório para a realização do primeiro momento do Workshop, que contou com um “quebra gelo” descontraído entre os participantes e o palestrante Maicol Ximenes. Antes mesmo de começar os trabalhos e colocar em prática toda a sua experiência, Maicol ouviu as expectativas do público e tirou algumas dúvidas iniciais.

“Independente de qual seja o objetivo da galera que esteve presente aqui hoje, tenho certeza que esse tipo Workshop é muito útil pois eles passarão a saber como funciona o mecanismo do conteúdo online dentro do youtube”, garante Maicol Ximenes, que foi o responsável por comandar o início das palestras.

MAICOL XIMENES: O MAIOR DIRETOR DE CONTEÚDO QUE VOCÊ RESPEITA

Maicol começou a primeira hora da sua palestra com uma apresentação pessoal, e comentou sobre o objetivo do Workshop. “Sempre gostei do online. E enxerguei nessa área uma oportunidade de trabalhar com algo que amo.” Ele ainda enfatizou para os presentes que as dicas seriam não só para quem quer ser um youtuber, mas também contemplava o público que deseja gerenciar um canal institucional para fins empresariais.

O diretor de conteúdo alertou a importância de compreender que um canal relevante nem sempre é aquele que tem mais de 2 milhões inscritos. Às vezes o que tem 200 mil, por exemplo, consegue ter um público mais definido e terá um alcance melhor. Por isso, ele destaca que é preciso “nichificar” o público — que significa definir um público-alvo; assim, as marcas saberão que o canal não gera dispersão.

Os participantes interagiram bastante durante toda a palestra. Em um dos momentos, Maicol aproveitou a forte interação para fazer uma alusão com o público que eles encontrarão ou encontram nos canais, relatando que é essencial manter uma boa relação e, sempre que possível, responder às mensagens, pois aproxima e ajuda a conquistá-los. Além disso, o canal precisa gerar identificação, pois melhora a comunicação entre ambas as partes.

Outro ponto citado pelo especialista foi as playlists, uma ferramenta que serve de aliada para os Youtubers, pois evita que os vídeos fiquem jogados e com a impressão de uma produção aleatória, sem disciplina, que pode até perder o sentido. “Quando os conteúdos conversam aumenta demais a relevância”, relatou.

Sobre a duração do vídeo, a dica de Maicol foi a seguinte: o conteúdo pode ser longo desde que seja interessante, relevante e de qualidade. Você pensa que apenas o que está no vídeo é levado em consideração? Errado! Os títulos também são importantes! Segundo o palestrante, um título pode ser criativo, mas não pode ser enganador.

As thumbs também fazem a diferença para destacar o seu canal. Elas precisam ter cor e expressividade, sendo recomendável uma frase com duas palavras para ser direto na mensagem.

E não para por aí… As tags também são importantes para trazer visualizações e alavancar o canal, pois trazem mais relevância e ajudam a parecer nas buscas. Mas cuidado: há tags que, quando mal usadas, ferem o público e a moral do youtuber.

Mas, como ser um youtuber? Maicol deixou claro que é preciso ser criativo, pois o público hoje está mais dinâmico e pede por coisas novas. Para conseguir esse resultado, afirmou que é necessário investir tempo nesse objetivo e ter uma organização séria com esse conteúdo que será produzido. “A gestão de tempo é fundamental para que você mantenha disciplina. Ela definirá os seus melhores resultados.”

Maicol explicou para todos que quem tem um canal deve tratá-lo como uma empresa e pensar “Como eu quero que a minha empresa seja? Como eu quero que ela cresça?” Por isso, ele disse que estudar os canais que já existem no mercado não é errado. “Você pode avaliar como aqueles do mesmo segmento atuam, tirar o que deu certo e adaptar na sua realidade.”

Por fim, ele deu dicas primordiais de equipamentos, dizendo que varia de acordo com o tipo de canal e estrutura que o youtuber criará, além de citar os melhores aparelhos de qualidade, mas garante que os aparelhos se reinventam com o tempo, sendo necessário acompanhá-los.

“Tudo o que falei e deixei de dicas é importante, mas amanhã pode mudar. Estamos falando de internet, novidade e inovação. É importante estar atendo nos noticiários, nas atualizações e ficar por dentro de tudo o que acontece, pois você é um produtor de conteúdo de mídia digital.”

OTÁVIO ALBUQUERQUE, OU MELHOR: TAVIÃO

Ainda pela manhã, Otávio Albuquerque falou um pouco sobre sua trajetória e compartilhou algumas experiências com os participantes do Workshop de Youtubers. Otávio, mais conhecido como Tavião, relatou que mesmo após cinco anos nessa área ainda fica nervoso em compromissos como esse, pois cada experiência nova é um aprendizado diferente.

“Eventos assim ajudam as pessoas que querem começar a se encontrarem e ter uma visão de qual será o melhor caminho a ser seguido.”

Otávio destacou a importância de, antes de tudo, ter um objetivo claro, pois isso ajuda o público a compreender o que você ou sua marca querem oferecer. Ele comentou, ainda, a importância de criar um planejamento para sempre manter uma entrega mínima de conteúdo. “Seja diário ou semanal, é preciso ter continuidade.”

Produtor literário durante vários anos, Otávio disse que conseguiu transformar algo que era um hobby, uma diversão, em uma carreira. Por isso, ele relatou que é preciso ser o mais natural possível e pensar sempre no formato que será adotado nas próximas gravações, e assim será possível vender a sua ideia.

“É importante que os youtubers tenham uma visão crítica, de análise, para avaliar o que está dando certo e errado. Não é legal achar que tudo sempre está bom, pois é preciso sempre melhorar.”

MARCELA TAVARES: UM DOS MAIORES SUCESSOS ATUAIS DO YOUTUBE

À tarde, foi a vez de Marcela Tavares assumir o comando do auditório, junto com Maicol Ximenes. A youtuber, que começou no Facebook e agora é sucesso em vídeos, comentou que o seu estouro foi após começar a falar da política do Brasil.

“Escolhi um tema que estava nos noticiários e era motivo de comentários em todas as rodinhas de
conversa.”

Marcela conversou com os participantes sobre a sua experiência inicial no Facebook e a importância de interagir com o público, algo que faz nas redes sociais e nos shows. Além disso, comentou que é preciso que o youtuber “seja ele mesmo”, pois quanto mais o público se identifica, mais o seu conteúdo se torna interessante.

Criadora e produtora de conteúdo do canal “Não seja burro”, Marcela é conhecida pelos seus gritos. Ela destacou que isso surgiu após uma experiência com um vendedor de loja. “Passava em frente ao comércio e via que toda vez que ele anunciava um produto no megafone todos prestavam atenção. Então pensei que essa seria a forma de prender o públio para acompanhar as coisas que falo”, esplicou a youtuber.

Assim como os outros dois palestrantes do dia, Marcela também destacou a importância de manter a continuidade nas postagens, pois não é possível alcançar um engajamento com vídeos mensais ou anuais.

Você quer ter um canal? A youtuber deixou uma mensagem: “Mantenha o seu público sempre engajado. Cada vez mais eles buscam conteúdos com os quais se identifiquem. Essa é a importância de definir um público alvo.”

Mateus Carvalho

Mateus Carvalho

Especial da Folha Dirigida para o InovEduc

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