Nuvem9Brasil adota método americano para educação socioemocional

Stand-nuvem9brasil-Bett-Educar-2018-destaque
Renato Deccache
Escrito por Renato Deccache

BETT-EDUCAR-SELOA Nuvem9Brasil aposta em um segmento ainda pouco explorado para crescer e se consolidar no mercado educacional brasileiro. Há menos de um ano em atividade, a empresa busca fazer parcerias para o desenvolvimento de projetos pedagógicos com foco na educação socioemocional.

Para isso, a instituição trouxe para o país as bases do programa Cloud9World, desenvolvido nos Estados Unidos. O passo seguinte foi fazer as devidas adaptações à realidade das escolas brasileiras.

Uma das características da formatação brasileira do projeto é que ele é interdisciplinar. Segundo Alessandro Ayudarte, diretor pedagógico da Nuvem9Brasil, uma das vantagens desse formato é que não é necessário abrir um espaço na grade escolar para trabalhar com esse conteúdo.

. Mind Lab apresentará nova plataforma na Bett Educar com base na BNCC

“Com esse projeto, um professor de Matemática, por exemplo, consiga trabalhar com valores humanos”, destaca o diretor pedagógico.

Educação socioemocional é tendência no mercado

Os professores podem trabalhar pedagogicamente com 40 valores humanos. Entre eles, estão: generosidade, humildade, responsabilidade, sabedoria, coragem, cidadania, resiliência e compaixão. Para cada um deles, há uma série de materiais como livros, cartazes, adesivos e planos de atividades, que podem ser usados junto aos alunos.

“Para cada um dos valores, temos um material com sugestões de atividades em todas as áreas do conhecimento para o professor utilizar nas aulas”, completa Alessandro Ayudarte.

O principal público-alvo do material pedagógico da Nuvem9Brasil é o estudante da educação infantil. A metodologia, no entanto, pode ser aplicada também no ensino fundamental, com as devidas adaptações.

. App mede habilidades socioemocionais já de acordo com a BNCC

Pamela-Bruening-pesquisadora-norte-americana-e-Alessandro-Ayudarte-diretor pedagógico-da-Nuvem9Brasil

Equipe da Nuvem9Brasil

A escola que desejar se tornar parceira da Nuvem9Brasil tem um custo anual de R$142 por aluno. Esse investimento cobre, além do material paradidático, assessoria e treinamento para os profissionais da instituição de ensino utilizarem o programa.

“Utilizamos jogos, brincadeiras, atividades de conexão com as famílias, linguagem oral, contação de histórias, entre outras na hora de trabalhar os valores humanos”, explica Alessandro Ayudarte, que destaca ainda os planos de crescimento da Nuvem9Brasil.

“Iniciamos com 5 mil estudantes, em várias escolas, no ano de 2017. Nossa meta é chegar a 12 mil em 2019”, ressalta.

Renato Deccache

Renato Deccache

[email protected]