O que é educação 4.0?

Letícia Santos
Escrito por Letícia Santos

selo-o-que-eHá algum tempo a educação 4.0 virou pauta de discussão entre os profissionais do segmento educacional. O termo refere-se a um novo modelo que pretende revolucionar as relações de ensino-aprendizagem.

Na educação 4.0, a ideia é promover a integração de tecnologias como IoT, inteligência artificial, blockchain, entre outras tecnologias disruptivas, com as atividades em sala de aula.

Esse modelo permeia todos os aspectos que envolvem a educação. Desde as questões pedagógicas até as formas de estruturar os espaços onde serão realizadas as aulas.

. Especialista explica como está estruturado o conceito de Educação 4.0
. Ciberarquitetura pode alterar relações de ensino-aprendizagem

“Essa análise não passa só pelo ponto de vista das relações de ensino-aprendizagem, mas sobre o mundo onde esses jovens atuarão nos próximos anos”, disse Cassiano Zeferino, pós-doutor em Educação Digital pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Educação 4.0 está relacionada à conexão entre os mundos físico e digital

Zeferino explicou que a educação 4.0 surgiu para atender às atuais necessidades dos estudantes. O especialista ressaltou que, atualmente, a sociedade passa por um processo que ele denomina digitização. Basicamente, esse conceito está relacionado à forma como os mundos físico e digital se conectam.

“Logo esses processos ciberfisicos serão indispensáveis para os processos de ensino-aprendizagem, como é o caso da inteligência artificial”, destacou.

Zeferino, que também é autor do livro “Educação 4.0: princípios e práticas de inovação em gestão e docência”, frisou que não há como as instituições ignorarem essas movimentações que acontecem rapidamente no cenário educacional.

“Os jovens que estão na escola hoje enfrentarão um mundo bem diferente, e eles não estão preparados para isso. Estamos passando por uma mudança de paradigma global extremamente importante e irreversível.”

. Educação 4.0: como gestores e professores podem se preparar?

A educação 4.0 também chama atenção para o processamento do excesso de informações disponíveis. “Não basta só receber as informações. Os alunos precisam ser capazes de fazer uma gestão dessas informações para produzir conhecimento.”

Veja também

Letícia Santos

Letícia Santos

[email protected]