O que é educação inclusiva?

Letícia Santos
Escrito por Letícia Santos

selo-o-que-eA escola é um espaço para todos? Na educação inclusiva, sim. O termo refere-se a uma forma de proporcionar a todos os alunos (com ou sem deficiência) os mesmos direitos.

Nesse modelo de ensino, as dificuldades de aprendizagem de cada um são acolhidas no sistema educacional da instituição.

Costuma-se confundir o termo educação inclusiva com educação especial. Mas é importante entender a diferença entre os dois sistemas.

O intuito da educação especial é pensar estratégias específicas de ensino que auxiliem no desenvolvimento de alunos com deficiência ou altas habilidades. A educação inclusiva, por sua vez, alia a educação regular à especial.

“Os alunos que apresentam algum tipo de deficiência são incluídos no ambiente escolar regular. Para que não ocorra o comprometimento do rendimento escolar desses alunos, é necessário um espaço físico adequado e que os professores saibam como lidar com as diferenças de todos os alunos”, explicou Junior.

Tecnologias assistivas são grandes aliadas

Alguns autores referência no assunto, como Montoan, Renders e Campbell, destacam os principais desafios da educação inclusiva de qualidade. Conheça alguns deles.

“Enfrentar os desafios existentes ainda intimida as instituições a investir mais na educação inclusiva. Os educadores devem estar capacitados emocionalmente. E dispostos a investir numa prática diferenciada”, ressaltou Junior.

. Alunos da FGV criam projeto que torna EAD mais acessível

Para o neuropsicopedagogo, a tecnologia pode contribuir para o favorecimento de uma educação mais ativa e inclusiva. Junior alertou que recursos de tecnologias assistivas devem fazer parte da rotina escolar para que haja uma verdadeira integração entre todos os alunos.

“Escola inclusiva é aquela que respeita as individualidades, oferecendo um espaço físico adequado, um corpo docente preparado e um currículo flexível, oportunizando aos educadores a autonomia de mudar a estratégia quando necessário. E, assim, auxiliar todos os alunos”, enfatizou.

Letícia Santos

Letícia Santos

[email protected]