O que é inteligência artificial?

Letícia Santos
Escrito por Letícia Santos

selo-o-que-eA inteligência artificial (IA) pode ser uma grande aliada para quem quer investir em personalização do ensino. O termo refere-se a um campo de estudo da computação que atua no desenvolvimento de métodos e dispositivos semelhantes a qualidades cognitivas humanas.

“Esses dispositivos podem, por exemplo, ver, ouvir, falar, interpretar, resolver situações novas com rapidez e êxito. Eles são capazes de se adaptar às situações por meio de dados, informações e conhecimentos adquiridos a partir de seu ambiente de atuação”, explicou Thiago Moraes, arquiteto de soluções de indústria na IBM com ênfase no setor de educação.

Segundo Thiago, a IA pode ajudar a mediar a aprendizagem de acordo com as necessidades específicas de cada aluno, entregando uma educação personalizada e individualizada.

No entanto, o especialista ressaltou a importância de pensar para quais finalidades tecnologias como a inteligência artificial, internet das coisas, blockchain serão inseridas no contexto educacional.

Inclusão de novas tecnologias em sala de aula requer planejamento

O doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra (Coppe/UFRJ) destacou dois grandes obstáculos para a inclusão de novas tecnologias, como a inteligência artificial, no ambiente escolar.

  • Falta de conhecimento dos professores sobre as tecnologias disponíveis

Para Thiago, pais, professores e gestores sentem dificuldade em adotar uma abordagem educacional que não foi vivenciada por eles. Além disso, essas questões ainda não são abordadas de forma eficaz durante a formação desses profissionais.

“A formação dos professores atuais não contemplou o uso de tecnologia dentro ou fora da sala de aula”, alertou.

  • Falta de um planejamento adequado de um período de adaptação

O especialista enfatizou que a inclusão de um novo recurso tecnológico em sala de aula requer uma mudança de hábito.

“Um período para os estudantes e professores se acostumarem com a mudança de atitudes e comportamentos não pode ser ignorado.”

. 3 habilidades necessárias para professores na era da IA
. App de inteligência artificial ajuda estudantes com o dever de casa

Thiago indicou o IBM Cloud como uma boa referência para aqueles que desejam conhecer, aprender e usar a inteligência artificial. Os professores podem acessar esses recursos computacionais e diversas documentações de referências. Além disso, é possível explorar esse espaço para utilizar a inteligência artificial em atividades com seus alunos.

Letícia Santos

Letícia Santos

[email protected]