O que é Educação 3.0?

WhatsAppFacebookShare

selo-o-que-eO desenvolvimento das ferramentas tecnológicas resultou em mudanças no estilo de vida das pessoas. E a educação também sofreu impactos nessa transformação.

No mercado tecnológico surgiram diversos equipamentos para serem usados como recursos de ensino. Com isso veio a necessidade de pensar novas metodologias, capazes de revolucionar o modo de aprender dos estudantes.

Essa é a principal essência do conceito de Educação 3.0, segundo Luis Antonio Namura Poblacion, presidente da Planneta (empresa voltada para o desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras).

“Para usar tecnologia de forma inovadora e eficaz e conquistar mudanças no cenário educacional, é preciso integrá-la a um ambiente de trabalho colaborativo, com ênfase nas interações e na coletividade.”

De acordo com Maria Paula Silva, coordenadora pedagógica de projetos da Planneta, o importante é saber trabalhar as inteligências múltiplas dessa geração. Segundo ela, os alunos conseguem interagir de diversas formas e executar inúmeras atividades ao mesmo tempo.

“O desafio é usar a tecnologia a nosso favor. É importante valorizar os insights de cada aluno e mostrando a ele que, mesmo em meio a linguagem líquida, o ato de ler, pesquisar e filtrar as informações se faz necessário.”

Maria Paula destacou, ainda, que o professor tem um papel muito importante em orientar o aluno diante de tantos estímulos. “O papel que o educador deve exercer em sala de aula é propor que toda essa habilidade seja usada. Em primeiro lugar, a favor do próprio aluno, mas também a nosso favor.”

Dicas para usar tecnologia na educação 3.0

WhatsAppFacebookShare