O que é LMS?

selo-o-que-eUma plataforma online de ensino a distância que integra o e-learning, esse é o Learning Management System (LMS) ou Sistema de Gestão de Aprendizagem. O software permite que professores e alunos interajam, publicando vídeos, arquivos e até mesmo correções de provas.

A plataforma, que também é conhecida no Brasil como AVA, tem como diferencial a facilidade no uso, por ser totalmente online e intuitiva, conforme explicou Lars Janér, diretor Instructure da América Latina. Além de estar sempre atualizada com os softwares mais modernos do mercado.

Uma das vantagens do LMS é o funcionamento em celulares, tablets e dispositivos que tenham acesso à internet. “É interessante, também, que se conecta facilmente com outros softwares e ferramentas educacionais. Então, você consegue integrar desde YouTube até produtores de conteúdo externos.”

. Criada há um ano, startup aposta em educação por streaming

Outra característica do LMS é a possibilidade de customizá-lo da forma que quiser. Lars explicou que, como o software da Instructure é aberto, os parceiros que utilizam a plataforma podem customizá-la e até mesmo desenvolvê-lo, sem necessidade de informar a empresa desenvolvedora.

LMS tem como proposta otimizar o ensino

O Learning Management System tem como proposta ser uma ferramenta que ajuda na otimização do ensino, principalmente o conteúdo a ser disponibilizado pelo professor. Além de ser uma plataforma no qual o acesso do aluno e a interação com o professor são mais fáceis.

O ensino por meio do LMS não é feito apenas na modalidade do online, mas também no presencial. Janér comentou que tanto as escolas quanto universidades usam essa metodologia de diferentes formas, principalmente para o ensino a distância.

Segundo Lars, são diversas as maneiras de utilizar a plataforma para aulas presenciais. Um exemplo é colocar vídeos para os alunos assistirem e depois realizarem um quiz.

Dessa forma, quando os professores chegam na sala de aula já têm um feedback dos alunos sobre a matéria. Outra forma que os educadores encontraram de aplicar o LMS é na sala de aula invertida, permitindo que o ensino seja mais dinâmico e interativo para os alunos.