O que são competências do século 21?

WhatsAppFacebookShare

selo-o-que-eTambém conhecida como habilidades socioemocionais, as competências do século 21 são um conjunto de comportamentos e aptidões que preparam alunos para o futuro. Em outras palavras, são estratégias que geram a capacidade de conviver em sociedade.

. Competências socioemocionais na mira da Microsoft para 2018

Pensamento crítico, comunicação, criatividade, trabalho em equipe, resolução de conflito e flexibilidade estão entre as habilidades que foram divididas em três domínios: cognitivo, intrapessoal e interpessoal.

Recentes pesquisas sobre essas competências mostram que, se não todas essas competências, parte delas são importantes para promover que o aluno desenvolva o próprio aprendizado. No entanto, muitos educadores, pensadores de educação e gestores educacionais acreditam que olhar para o desenvolvimento da colaboração, por exemplo, rouba tempo da aprendizagem.

“Olhar para o desenvolvimento da colaboração no ensino de uma disciplina enriquece o aprendizado. Esses estudos mais robustos mostram que o desenvolvimento dessas habilidades na escola dá ao estudante maior capacidade para resolver questões referentes à sua vida em sociedade”, disse Simone André, gerente-executiva de educação do Instituto Ayrton Senna.

Trabalho em equipe gera melhor rendimento escolar

A parceria entre alunos e professores é fundamental para o enriquecimento das atividades do currículo escolar. Com essa “troca” de experiências, o estudante se sente estimulado. O educador, por sua vez, passa a ser o mediador de todo o debate.

. CESAR School, no Recife, prepara profissionais de olho no futuro

O desenvolvimento de atividades em grupo, gera ainda, a cooperação, que está presente no grupo das habilidades interpessoais. São elas: aprendizagem colaborativa, problematização, educação por projetos, formação de leitores e produtores de textos, e presença pedagógica.

“Todas essas metodologias são decisivas para o desenvolvimento de competência, pois colocam o estudante em posição ativa. Dessa forma o aluno mobiliza conhecimentos, saberes, atitudes e valores para resolver problemas reais”, explicou Simone.

WhatsAppFacebookShare