ONG cria rede de desenvolvedores de projetos para Educação

ensina-brasil-divulgação-inoveduc-destaque
Juliana Favorito
Escrito por Juliana Favorito

Com o intuito de realizar mudanças na educação do Brasil, Erica Butow e Mariane Tonello fundaram a ONG Ensina Brasil. A instituição surgiu após ambas vivenciarem desigualdades de oportunidades no país. Erica Butow conhece na pele o poder transformador da educação: foi o primeiro membro da família materna a ingressar em uma universidade.

Com o desejo de trabalhar para que as crianças tivessem uma educação de qualidade, Erica Butow se aprofundou no universo da educação. Conheceu professores, diretores de escolas, empreendedores, lideranças dos setores público e privado.

“Quando perguntava onde haviam começado, a resposta, na maioria das vezes, era a mesma: Teach for America. Porém, não queria importar um modelo. Tinha que considerar as especificidades do contexto socioeducacional brasileiro.”

Dessa forma, o Ensina Brasil foi criado como uma ONG sem fins lucrativo que faz parte da rede global Teach For All — formada por organizações independentes, presentes em mais de 45 países.

Ensina Brasil atua nos problemas da educação no país

Um dos objetivos da instituição é atuar diretamente nos problemas da educação e ajudar a construir uma rede forte de lideranças. Segundo Erica Butow, dirigentes devem conhecer de perto os desafios para serem agentes de mudança em diversas áreas. Sejam eles empreendedores sociais ou diretores de escola.

. Por que Singapura se tornou uma referência mundial em Educação?

Voltada para a melhoria da educação, o Ensina Brasil realiza diversos projetos dentro dessa perspectiva. Os Ensinas — participantes do programa —trabalham em colaboração com os professores das escolas e com toda a comunidade escolar.

“No curto prazo, a presença do Ensina em sala de aula tem impacto direto na melhora do desempenho e expansão das oportunidades aos alunos.”

Segundo a fundadora do Ensina Brasil, a partir das formações que os Ensinas recebem, é bastante comum que desenvolvam projetos e metodologias envolvendo a tecnologia. Erica Butow, listou ainda algumas das iniciativas realizadas pelos Ensinas em escolas onde a ONG está presente:

Ensina Brasil seleciona jovens para participarem da iniciativa

A instituição recruta, anualmente, jovens formados em diversas áreas de todo o país. A ideia é transformá-los em professores de escolas públicas por dois anos.

“Também é nosso objetivo que esses profissionais se desenvolvam como futuras lideranças e multipliquem seu impacto para a transformação da educação e do Brasil.”

. Formação de professores para abordagens inovadoras: reflexões, desafios e grandes oportunidades

De acordo com Erica Butow, os próximos passos da instituição são tornar mais relevante rede de lideranças do país voltada para a expansão de oportunidades. Além de almejar estarem entre os programas mais competitivos para os jovens brasileiros.

O Ensina Brasil já realizou parcerias com mais de 20 organizações, do mundo educacional e de políticas públicas. Estão entre essas uniões apoiadores, faculdades como o MIT  e o Ministério da Educação (MEC).

A fundadora explicou, ainda, que o Ensina Brasil tem um impacto positivo nos alunos e comunidades em que atuam.

“No Mato Grosso do Sul, nove alunos de uma das nossas escolas de atuação ingressaram na UFMS. Sendo que, no ano passado, nenhum havia entrado. Esses são espaços que, antes, a maioria dos alunos ou não conhecia ou não via como uma possibilidade.”

Juliana Favorito

Juliana Favorito

[email protected]