Opa Educação integra Top 10 Education no Open Startups 2017

Juliana Favorito
Escrito por Juliana Favorito

A Open Startups — entidade nacional que acompanha a evolução das startups do cenário brasileiro — divulgou, recentemente, sua lista de Grand Challenges (em português, Grandes Desafios). No Top 10 Education, foram relacionadas as startups mais atraentes de 2017. A única representante do Rio de Janeiro é a Opa Educação, que ficou na sexta colocação.

. Opa Educação melhora relacionamento entre estudantes e instituições

Para escolher as startups mais atraentes, são considerados dois pontos principais:

  • Crescimento e/ou evolução
  • Mercado

Márcio Torres, CEO da Opa Educação, explicou que o Top 10 existe para vários segmentos. É uma consulta feita no mercado para saber qual startup se destaca em um determinado setor.

“A partir disso, eles pontuam essa startup. Uma segunda pergunta feita é quais são os clientes que a empresa tem de importância no mercado? Isso, de acordo com a quantidade de contratos, dá pontos até formar o ranking com os vencedores.”

Torres destacou que as informações revertidas em pontos não são passadas pelos funcionários da startup. Todos os dados são coletados no mercado, junto ao segmento onde a empresa atua.

Reconhecimento da Opa Educação é reflexo do trabalho

Para o CEO, ter sido escolhida para estar entre as dez startups mais atraentes é reflexo do trabalho que a equipe vem realizando. E complementou que, em termos práticos, é uma confirmação do referendo do mercado. Torres frisou que esse fato traz uma grande responsabilidade para a startup.

Equipe da Opa Educação, sexta colocada no Top 10 Education da Open Startup Net

“Se estamos hoje no Top 10 é porque temos feito um trabalho crescente como startup. Mas uma responsabilidade ainda maior por sermos a única na categoria de educação do Rio de Janeiro. Até porque o Rio tem uma tradição muito forte em edtechs.”

O Estado do Rio de Janeiro tem uma tradição em inovação e, também, é um exponencial no campo da educação. Márcio Torres gostaria que mais startups cariocas estivessem no Top 10 para mostrar que o Rio tem mudado e tentado reagir em meio à crise.

. Plataforma Proesc.com se propõe a facilitar o trabalho da equipe escolar

Além disso, para o CEO, um dos fatores para a Opa estar no Top 10 Education é a versatilidade da startup. Isso porque, de acordo com ele, a equipe é dedicada.

Torres adiantou que o próximo passo da Opa é o processo de internacionalização. A startup já foi aceita pelo programa de aceleração da startup Braga, em Portugal. Outra meta a curto prazo é estruturar os dois principais produtos da Opa Educação, que já estão no mercado.

“O primeiro é uma agenda digital para o público infantil, creches e primeiro ciclo. E o segundo, carro-chefe da empresa, é uma ferramenta de percepção de presença em sala de aula para universidades.”

Veja também

Juliana Favorito

Juliana Favorito

[email protected]