Oracle Academy leva machine learning e IA para as salas de aula

oracle-academy-destaque-inoveduc
Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

O Oracle Academy foi criado para promover o ensino da Ciência da Computação. O objetivo da iniciativa de educação da multinacional de tecnologia e informática é impulsionar o conhecimento, a inovação, o desenvolvimento de habilidades e a diversidade nos campos da tecnologia.

Agora, o Oracle Academy anunciou a oferta de currículo e módulos de aprendizagem para promover o ensino de computação globalmente. O que coloca o programa em linha com as parcerias público-privadas em educação. Inclusive no Brasil.

Como a inovação tecnológica tem impulsionado a economia global, a ciência da computação se torna componente fundamental de qualquer ensino”, disse o vice-presidente do Oracle Academy, Alison Derbenwick Miller.

Mas a melhor notícia é que essa variedade de formatos para apoiar o ensino da ciência da computação permite levar tecnologias emergentes para as salas de aula. Como inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) e aprendizagem de máquina (machine learning).

Machine learning, inteligência artificial e empreendedorismo

O Oracle Academy também lançou novo currículo do curso de inteligência artificial e aprendizagem de máquina. Aplicando metodologia baseada em projetos, o curso se expande a partir de conceitos e qualificações obtidos em aulas de Conceitos Básicos de Java (Java Foundations) e Programação Java (Java Programming) do Oracle Academy.

. Conexia apresenta app de interação com inteligência artificial
. Microsoft: realidade mista, AI e computação quântica são futuro da aprendizagem
. Uso da IA na Saint Paul encanta público da People Connections

Planejado para alunos de graduação em computação, o curso exige que os estudantes projetem, implementem e demonstrem uma solução de aprendizagem de máquina em Java. O objetivo é que possam, com isso, ajudar empresas ou organizações a enfrentar um desafio do mundo real.

Além disso, em colaboração com o Oracle Global Startup Ecosystem, o Oracle Academy lançou uma série de palestras em vídeo para promover discussões em sala de aula com histórias de empreendedores.

Próxima geração em ensino de computação

Ao construir essa ponte entre o instrutor e o desenvolvimento do aluno, o Oracle Academy apresenta o Education Bytes do Oracle Academy. Criado para apoiar a aprendizagem personalizada, o curso é composto por módulos flexíveis.

Os formatos são curtos, com materiais educativos sobre banco de dados, conceitos e capacitação em programação. O programa pode pode ser usado isoladamente ou para aperfeiçoar o currículo do Oracle Academy.

O aprendizado autodirigido aborda programação, SQL, PL/SQL, big data, R, Hadoop etc. O Education Bytes conta com conteúdo em três formatos:

  • laboratórios práticos
  • projetos e desafios
  • vídeos e apresentações

No último ano, o Oracle Academy envolveu mais de 15 mil instituições em 128 países. Com isso, a multinacional americana promoveu o ensino da computação para mais de 6,34 milhões de estudantes.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]