Os benefícios de participar de competições científicas

competicao-escolar-inoveduc
Thiago Costa
Escrito por Thiago Costa

Olimpíadas do conhecimento podem abrir um universo de oportunidades aos competidores, que vão muito além de testar o que foi aprendido na escola, desafiar outros estudantes e ir em busca de conquistar medalhas e premiações.

Para jovens estudantes, a participação em olimpíadas significa um incentivo ao estudo e a descoberta de campos da ciência e tecnologia, podendo influenciar, inclusive, na escolha da sua trajetória profissional.

Por isso, marcas educacionais que prezam por um ensino de excelência, assim como o Curso e Colégio Poliedro, buscam incentivar e preparar os estudantes para se desafiarem nestas competições. E os resultados têm sido significativos.

A experiência do Poliedro em competições científicas

Ao longo de 2017, os alunos do Poliedro obtiveram 397 premiações em olimpíadas, sendo elas 54 medalhas de ouro, 177 de prata, 138 de bronze e 28 menções honrosas. O saldo de medalhas representa um crescimento de 52,1% em comparação com o ano anterior.

Acreditamos que a tendência é de aumento na conquista anual, uma vez que o Poliedro tem por característica estimular a participação dos alunos e orientá-los para tais eventos.

. BNCC do ensino médio prevê mudanças e desafios para sua consolidação na educação
. Colégio Bandeirantes se antecipa e faz reformulação no ensino médio

Quando estudante do Ensino Médio, por conta de meu desempenho na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), fui convidado a participar da Jornada Espacial, em São José dos Campos (SP).

Foi a primeira vez em que voei de avião em minha vida (residia no Rio Grande do Sul) e tive a oportunidade de conhecer o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o que foi fundamental na escolha da faculdade em que eu gostaria de fazer minha graduação.

Lembrando que as competições científicas são fundamentais para o desenvolvimento de diversas habilidades importantes dos alunos, possibilitando um crescimento pessoal e acadêmico representativo.

Confira alguns dos motivos importantes para participar de olimpíadas

Thiago Costa

Thiago Costa

Coordenador da Turma ITA do Curso Poliedro. Graduado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)