Pesquisa foi fundamental para o desenvolvimento do novo projetor da Epson

EPSON-BL710UI-LEFT-SIDE-INOVEDUC
Juliana Favorito
Escrito por Juliana Favorito

O novo projetor interativo laser BrightLink Laser 710Ui, da Epson, tem como diferencial dos demais equipamentos a projeção de até 100 polegada dentro das salas de aulas. O projetor foi desenvolvido a partir de uma pesquisa encomendada pela própria Epson.

O estudo apontou que 58% dos alunos não conseguem enxergar totalmente o conteúdo projetado em telas usadas nas salas de aulas. Isso porque, geralmente, os equipamentos usados nos ambiente de ensino têm um tamanho entre 65 e 70 polegadas.

De acordo com Gabriel Gonçalves, gerente de negócios da Epson Brasil, a ideia de realizar a pesquisa surgiu da necessidade de informar a relação entre o tamanho de imagem, distância do usuário à imagem e capacidade de compreensão de conteúdo.

A pesquisa também apontou que uma tela com projeção de 100 polegadas atende às necessidades de todos os alunos, em qualquer formato de sala de aula. Além disso, foi possível analisar o campo de visão dos alunos nos diferentes tamanhos de classes.

O gerente de negócios da Epson Brasil explicou que se o tamanho da imagem não estiver coerente com a distância dos alunos, a compreensão e o aprendizado podem ser afetados. Dessa forma, o ideal para as instituições é realizarem o cálculo correto do tamanho da imagem para garantir a compreensão do conteúdo.

Feedback de alunos e professores é positivo

Gabriel Gonçalves ainda falou sobre a regra 4/6/8 que é a norma comum para determinar o tamanho da tela. Segundo ele, a regra mostra que para cada tipo de conteúdo existe uma distância determinada para que as pessoas possam enxergá-lo claramente.

“Para um tipo analítico, como mapas e gráficos, o ideal é que o espectador esteja a uma distância de, no máximo, quatro vezes o tamanho da tela. Para enxergar com clareza imagens detalhadas e textos grandes, a pessoa deve estar em uma distância de, no máximo, seis vezes o tamanho da tela. E, para assistir filmes, o recomendado é a distância de, no máximo, oito vezes o tamanho da tela.”

Sendo assim, os tipos de conteúdo projetados influenciam no tamanho que a tela do projetor deverá ter. Gonçalves explicou que, geralmente, os conteúdos, como vídeos de baixa resolução e apresentações em PowerPoint, não exigem alta definição.

Novo projetor interativo laser BrightLink Laser 710Ui, da Epson possui capacidade de projeção de até 100 polegadas

Para esses casos, Gabriel Gonçalves aconselhou que as instituições utilizem projetores com resolução SVGA e XGA. Já para conteúdos que exijam maiores definições, como imagens com muitos detalhes, ele recomendou que o equipamento tenha definição WXGA ou WUXGA.

. Novo projetor da Epson permite mais interatividade nas aulas

De acordo com o gerente de negócios da Epson Brasil, o retorno de professores e alunos que já utilizaram o projetor é positivo. “Para ambientes de sala de aula, o retorno dos professores e alunos quanto ao uso de projetores é positivo, principalmente pelo tamanho da imagem projetada. Esse quesito é fundamental para garantir a boa compreensão do conteúdo apresentado.”

Veja também

Juliana Favorito

Juliana Favorito

[email protected]

Leave a Comment