Pesquisa avalia orientação profissional em escolas de São Paulo

Juliana Favorito
Escrito por Juliana Favorito

De acordo com uma pesquisa realizada pela Future Education, as instituições de ensino não fornecem aos alunos o apoio que poderiam sobre orientação profissional. O estudo demonstrou, por exemplo, que grande parte das escolas não oferecem um método capaz de ajudar os alunos de forma personalizada e individualizada na escolha da profissão.

Gilber Machado, CEO da KUAU, empresa – que tem como objetivo ajudar os alunos a encontrarem a vocação profissional – que encomendou a pesquisa, explica que falta para as escolas uma forma de medir o quanto o aluno conhece sobre as profissões nas quais têm interesse. Outro problema, segundo o especialista, é que, não se consegue saber o nível de interesse do estudante sobre a própria escolha.

. Pesquisa avalia preferência das escolas para escolha de sistema de ensino

Por meio da pesquisa, também foi constatado que as escolas do ensino médio de São Paulo veem as técnicas atuais relacionadas a orientação profissional como métodos adequados para ajudar os alunos. Ainda foi possível identificar os três tipos de atividades concentradas na prática de orientação profissional, sendo elas:

– Visita a faculdades: 71%
– Palestras com profissionais: 69%
– Feira de profissões: 60%

Outra informação obtida por meio do estudo feito pelas empresas é que poucas escolas oferecem um trabalho mais personalizado para os alunos. Das instituições que trabalham com orientação profissional, 34% usam psicólogo e 26% orientação com coaching ou mentoria.

Pesquisa aponta soluções encontradas pelas escolas

Para Gilber Machado, falar sobre a orientação profissional é importante porque irá preparar melhor os estudantes para a realidade do mundo do trabalho. E, acrescenta que os jovens da geração Z passarão por mudanças nas próprias carreiras e atividades profissionais.

“Mais importante do que a escolha em si, é aprender a avaliar alternativas. Levando em consideração um processo maduro de autoconhecimento e compreensão com profundidade das possibilidades e restrições de cada profissão.”

Um dos benefícios da orientação profissional está no campo da gestão emocional dos alunos. Isso porque identificar aqueles que têm bloqueio ou dificuldade em relação a essa escolha é uma estratégia para diagnosticar problemas socioemocionais. Além disso, pode servir como ponto de partida para investigar potenciais de depressão profunda.

Evento abordará práticas de orientação profissional

No próximo dia 7, quinta-feira, as escolas do ensino médio da capital paulista irão se reunir em um evento. O principal objetivo será aprender sobre as práticas de orientação profissional e projeto de vida no ensino médio. A iniciativa é da startup KUAU em parceria com a Future Education e a startup Agenda Edu.

Durante o evento, será realizada ainda uma oficina utilizando técnicas de Design Thinking. O workshop tem como proposta avaliar o perfil do jovem do ensino médio. Isso acontecerá por meio da criação do Mapa de Empatia. Para isso, é preciso leva em consideração três personas em relação a escolha da profissão: os perdidos, os em dúvida e os decididos.

. Celso Lisboa e InovEduc promovem curso sobre metodologias ativas

Após a oficina será apresentado o estudo realizado sobre as práticas de orientação profissional das escolas paulistas. Também será apresentada uma pesquisa sobre Geração Z, baseada no Livro IGen, da pesquisadora Jean Twenge. De acordo com Gilber Machado, esses estudos servem para comparar os perfis criados pelas escolas com os presentes na pesquisa.

“Ao final, as escolas terão uma rica fonte de conhecimento. Além de insights sobre como evoluir o processo de orientação profissional dos seus alunos.”

Gilber Machado ainda acredita que uma forma de ajudar os estudantes é avaliando o grau de engajamento deles em relação à escolha da profissão. Ele acrescenta que professores e equipe pedagógica podem participar desse processo de forma colaborativa e sem demandar muito tempo.

Juliana Favorito

Juliana Favorito

[email protected]