Plataforma DigitalEdu oferece educação tecnológica gratuita

DigitalEdu-IBM-inoveduc-Foto-Sean-Gallup-Getty-Images
Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

Capacitação do mercado para a era cognitiva, democratização do aprendizado sobre tecnologias e disseminação do conhecimento. Com essa combinação de missões, a IBM Brasil acaba de lançar a plataforma DigitalEdu. A iniciativa educacional do braço brasileiro da gigante americana de informática pretende ajudar na atualização de estudantes, professores e profissionais de todo o país.

O novo canal apresentará seis séries de vídeos em português. O objetivo é levar ao público informação e conhecimento dos especialistas da IBM sobre novas tecnologias, seu uso na sociedade e tendências. Para tanto, o portal adota um conceito de fácil navegação.

O conteúdo do DigitalEdu foi desenvolvido com o apoio e engajamento de profissionais, especialistas e mais de 40 voluntários da IBM. Serão abordados assuntos como Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Cloud e Agile.

Séries em vídeo do DigitalEdu serão lançadas quinzenalmente

A democratização da educação é um assunto de extrema importância para a IBM. Por isso, a companhia segue investindo em projetos para fomentar o aprendizado no Brasil. No último ano, os projetos de educação da IBM no Brasil impactaram cerca de 23 mil alunos em 50 universidades e mil professores — entre graduação e pós, além de startups de educação.

. Transformação digital: as potencialidades do setor educacional

A partir de um trabalho prévio de estudo de mercado e de conversas com lideranças do ecossistema, percebemos que havia uma necessidade de oferecer acesso a um conteúdo sobre as principais tecnologias que impulsionam a transformação digital de uma maneira simples e didática, e em português”, disse Alcely Barroso, Executiva de Educação e Universidades da IBM Brasil.

. Especialista explica como está estruturado o conceito de Educação 4.0

As séries serão lançadas quinzenalmente, em temporadas, e divididas em níveis de dificuldade — do básico ao avançado. Já estão disponíveis no canal do YouTube da IBM Brasil as séries básicas sobre Internet das Coisa (IoT) e Blockchain.

As primeiras temporadas de cada série oferecerão educação básica. Na terceira, há conteúdo técnico avançado. Dessa forma, estudantes, professores e profissionais de qualquer área podem determinar o que querem aprender e quando.

A plataforma também terá vídeos especiais com convidados do mercado e da IBM. A ideia é ampliar a discussão em torno de temas específicos, como educação, profissões e transformação digital.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]