Plataforma Proesc.com se propõe a facilitar o trabalho da equipe escolar

Juliana Favorito
Escrito por Juliana Favorito

Uma plataforma de gestão escolar online para soluções nas áreas acadêmica, pedagógica e financeira para escolas públicas, privadas, faculdades e cursos livres. Essa é a finalidade da Proesc.com, que surgiu após um dos sócios — que era pedagogo e professor — enfrentar dificuldades no segmento educacional.

Felipe Ferreira, CEO da startup InovaDados, explicou que a plataforma Proesc.com foi criada para atender um problema de um sócio. E, que posteriormente foi distribuída para outros educadores. O CEO destacou que o programa surgiu para ser uma ferramenta única do modelo de ensino, beneficiando diversas pessoas dentro da instituição.

. Edu3 oferece novo sistema degestão educacional online

“Na área privada, por exemplo, os gestores e diretores têm acesso aos números do financeiro e ao quantitativo de matrículas. Para a secretaria da escola, fazemos toda a gestão acadêmica. Desde a automação do processo de matrícula, emissão de documentos escolares até a integração do módulo da secretaria com o professor.”

Dessa forma, o trabalho da equipe escolar é facilitada. Isso porque quando um professor preenche uma informação no sistema, fica disponível para todos os funcionários. Além disso, a coordenação pedagógica ainda pode avaliar o desempenho dos alunos e dos educadores.

Equipe da plataforma Proesc.com (Foto: divulgação)

Outra vantagem da plataforma é que ela aproxima os responsáveis do processo de ensino-aprendizagem dos filhos. Já que todos os materiais que são disponibilizados no sistema são comunicados aos pais e alunos pela plataforma. Os responsáveis também têm acesso ao desempenho dos filhos.

Módulo de gestão financeira é o principal na Proesc.com

O CEO falou também que um dos objetivos da plataforma para 2018 é ajudar as escolas na gestão financeira, atuando na inadimplência escolar. Eles pretendem fazer uma integração direta com o banco, para que ocorra uma cobrança automática.

Dessa forma, é possível reduzir drasticamente a inadimplência escolar. Além disso, é possível ajudar o gestor a ter a uma visão do valor que ele esperava receber, quanto recebeu de fato e quanto foi a inadimplência acumulada na escola.

. Conheça a Yadaa, primeira escola de STEAM education do Brasil

Felipe Ferreira explicou que uma das dificuldades ao inserir a tecnologia nas escolas é a mudança de estruturas. Isso porque o segmento da educação é extremamente tradicional. O primeiro grande cliente da startup, que é de Macapá, foi o próprio governo do estado.

“As escolas estaduais contratavam o sistema por conta própria. Chegamos a comercializar para 45 escolas. Em 2011, fechamos um contrato para atender todas a rede — mais de 400 unidades.”

Em seguida, a plataforma foi inserida na rede municipal de educação de Aracaju. Foi implantado um sistema de conceito de cidades inteligentes, no qual os pais recebem tudo sobre a educação dos filhos. Desde faltas na escola até quando há vagas em creches. Um dos resultados do projeto é o aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Aracaju.

O Proesc.com está presente em 2.112 instituições — no Brasil, em Moçambique e Angola. Em 2016, a plataforma foi uma das cem selecionadas para a etapa nacional do Prêmio InovAtiva, recebendo aceleração de especialistas em negócios, empreendedorismo e edtechs.

No ano seguinte, a empresa recebeu um aporte do prêmio do Edital Sebrae de Inovação. O programa — que tem como objetivo de fomentar e desenvolver negócios inovadores e criativos — ofereceu subsídio de até R$ 120 mil por projeto.

Juliana Favorito

Juliana Favorito

[email protected]

Leave a Comment