Positivo Tecnologia lança soluções em sintonia fina com Educação 4.0

inventura-microbit-educacao-4-0-bett-inoveduc
Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

BETT-EDUCAR-SELOHá mais de duas décadas a Positivo Tecnologia Educacional desenvolve soluções que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem. Um orgulho da empresa é ser pioneira na oferta de dispositivos tecnológicos inovadores.

Nesta edição da Bett Educar, apresentou, em primeira mão, aos visitantes da feira, no estande da Microsoft, da qual é parceira, o Inventura. Trata-se de um material didático elaborado em coautoria com a MundoMaker para incrementar o uso da BBC Micro:bit — uma pequena placa programável criada pela rede britânica de comunicação.

O Inventura é o primeiro programa curricular de Educação 4.0 no Brasil. O objetivo é despertar no aluno a vontade de se tornar um inventor. O material estimula o conceito ‘maker’ (ou seja, o aprender fazendo) tendo a programação como eixo para o uso de metodologias que envolvam projetos, testes e experiências.

Programa curricular de Educação 4.0 inédito no Brasil

Indicado para alunos do ensino fundamental 1 e 2, o Inventura traz um conteúdo interdisciplinar para realizar atividades de programação com o micro:bit. O grande diferencial é o incentivo, não só ao protagonismo do aluno, como também à apropriação absoluta do material.

. Micro:bit, o computador programável de bolso, chega ao Brasil
.E-book em parceria com MundoMaker ensina a planejar espaço maker

“Cada aluno é dono da sua própria invenção. Ele leva o material para casa e passa a ser dono da tecnologia e integra o programa nacional chamado ‘Brasil, um país de inventores'”, resumiu o vice-presdente de Tecnologia Educacional da Positivo, Álvaro Luís Cruz.

O material criado é um livro com sugestões de atividades para o aluno. O Inventura já vem com uma placa do micro:bit, que estimula o interesse por tecnologia e programação. Por meio de perguntas, o programa visa a desenvolver pensamento crítico e a solução de problemas. O que também estra em sintonoa com a BNCC.

Incentivo a uma nova cultura na educação

O estande da Positivo ainda trouxe para os visitantes da Bett Educar a possibilidade de contato com os cursos extracurriculares do VC.Maker. A plataforma da Positivo Educacional disponibiliza para escolas, mediante uma assinatura mensal, o acesso a diversas atividades complementares para seus alunos.

O programa tem como pilares diversão, robótica e a programação. O portfólio oferece cursos de programação para Minecraft, pilotar drones e
criar outros programas de robótica no estilo “faça você mesmo”. É voltado para alunos da educação infantil ao ensino fundamental 2.

. Dez inovações de Edtech apresentadas na ISTE 2017

Com o programa “Pense Matemática”, por exemplo, professores têm acesso a um conjunto de tecnologias que podem ser utilizadas ao longo do ano. O que possibilita estimular o raciocínio matemático brincando, especificamente para cada série.

“Essa solução mostra como a Matemática está presente no nosso dia a dia e estimula os alunos a usarem a criatividade para propor a solução de problemas”, disse Álvaro.

O vice-presidente também ressaltou que a Positivo realiza, para as escolas parceiras, workshops para preparar professores para utilizar suas soluções. Os interessados na aquisição dos materias para uso do BBC micro:bit podem participar do “Aventura de inventar”.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]