Práticas escolares que promovem a personalização da educação

Andrezza Amorelli
Escrito por Andrezza Amorelli

Somos uma escola em movimento, que aprende, conectada e atual.
Nos constituímos de relações afetivas e valorizamos a experiência.
Buscamos uma aprendizagem autoral, legítima e significativa que desperte o prazer de viver esse processo, apoiando e celebrando cada conquista.
Uma escola para todos e uma escola para cada um.

Manifesto Colégio Elvira Brandão

Desenhar essa escola começa no sonho de criar uma possibilidade de educação focada no processo aprendente. Ter coragem de olhar para si e perceber que o aprender de fato acontece em todos os momentos e de maneira individual.

Explico melhor: aprendemos com o meio, com as experiências e com o outro, mas o processo de aprendizagem é um desafio pessoal, é saber o que passa com cada um no momento em que está exposto a um novo desafio ou que se faz necessário revisitar um desafio antigo.

Por isso, somos uma escola em movimento na qual o trabalho com Projetos, Metodologias Ativas, Cultura Maker e Plataformas Adaptativas faz parte do Currículo, do nosso Planejamento e das nossas práticas diárias. Isso requer um estudo constante por parte de todos os envolvidos no processo e um reescritura de fazeres que gerem significado e dados para replanejar as práticas.

. 7 previsões de tendências inovadoras em ensino-aprendizagem para 2018

Nessa conversa, gostaria de trazer para pensarmos como ponto fundamental dessa proposta o trabalho com Plataformas Adaptativas. Esse é um processo de construção que começa na formação dos educadores para encararem a sala de aula e a lição de casa — que, na nossa escola, é o roteiro de casa — de outra maneira.

. 7 mudanças estratégicas para melhorias no ensino híbrido

Não significa manter as práticas e “ainda utilizar” a Plataforma. Significa, sim, deixar de fazer o que se faz e passar a fazer de outra maneira.

Planejar a personalização exige envolvimento da gestão

Utilizar a personalização é respeitar o processo de cada estudante e utilizar os dados gerados para entender o lugar em que cada um está, com possibilidades de traçar um caminho de experiências de forma personalizada para que ele saia desse lugar, considerando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que ele precisa desenvolver.

. Aprendizagem centrada no aluno é destaque na Bett London 2018

O educador ressignifica seus fazeres e passa a orientar seu planejamento não mais com base em suposições mas, sim, em informações geradas pela plataforma, o que amplia seu olhar sobre o indivíduo e seu desenvolvimento em relação à turma.

O estudante passa a se sentir possível e caminha gerando potência para avançar e conseguir superar os limites que tinha antes. As plataformas são gamificadas e essa lógica atende à forma de pensar dessa geração, pois tem significado.

. Uninter lança Flex, modelo de educação 4.0 que privilegia personalização

Começar esse processo requer muito envolvimento da equipe gestora para conhecer a plataforma e escolher uma ou duas turmas para fazerem um projeto-piloto para aplicação, acompanhamento, avaliação e planejamento. Depois disso, replica-se para as turmas que fazem sentido.

Hoje em dia, existe muita oferta no mercado e é importante fazer boas escolhas com poucos parceiros que de fato tenham a mesma identidade da escola.

Vamos lá? Acredite, ouse, reinvente e busque uma possibilidade de uma escola para todos e uma escola para cada um.

Andrezza Amorelli será palestrante na Bett Educar 2018, quando apresentará o tema “Práticas escolares que promovem a personalização da educação”. 

Andrezza Amorelli

Andrezza Amorelli

Trabalhou durante 10 anos no mercado financeiro. Há 15 anos é uma entusiasta da educação. Desde então, coordenou projetos como o Pão de Açúcar Kids e o de Formação de professores paro o Estudo de Filosofia na Educação Infantil e Fundamental I. Atuou na formação de professores e gestores de mais de 100 escolas no Brasil, pelo UNO Internacional (Grupo Santillana). Foi coordenadora e diretora de escolas no Rio de Janeiro. Além de sua formação acadêmica em pedagogia, é certificada internacionalmente em Master Coach pelo SLAC (Sociedade Latino Americana de coach). Atualmente, é diretora geral do Colégio Elvira Brandão — uma escola inovadora, conectada e atual que acredita nas relações afetivas e que valoriza a experiência