Notícias

ProEnem pretende incluir pequenas e médias escolas no ensino a distância

Juliana Favorito
Written by Juliana Favorito

O ProEnem — plataforma de ensino online com aulas ao vivo diariamente — apresentou, na Bett Educar 2018, uma tecnologia que inclui as escolas de pequeno e médio porte no ensino a distância. A ideia surgiu após a equipe perceber que algumas instituições estavam interessadas no produto que eles oferecem.

O coordenador pedagógico do ProEnem, Diego Viug, explicou como estão implementando o material didático para atender alunos e escolas com outras soluções. Essa tecnologia funcionará de duas formas.

“Do ponto de vista do material didático, temos um conteúdo impresso que a escola tem como disponibilizar para os alunos. Ele é todo vinculado com QR Code. Num primeiro momento, o estudante assiste a videoaulas com o conteúdo do módulo. No final de cada múdulo, o aluno consegue assistir às soluções dos exercícios que são propostos.”

. 5 apps que todo candidato ao enem deve ter no smartphone

Diego Viug acrescentou que, geralmente, os estudantes têm acesso às resoluções e ao desenvolvimento das questões por escrito. Porém, o ProEnem disponibiliza o material em vídeo, para que o estudo se torne mais interativo. O coordenador destacou duas vantagens desse tipo de ensino:

– Conteúdo e explicação mais completos para os alunos
– Economia de papel, uma iniciatica eco-friendly

Plataforma não substitui as aulas presenciais

[video_embed src=https://youtube.com/embed/UctDBiKEbk4]

Todos os conteúdos de videoaulas e exercícios ficam disponíveis para os alunos na plataforma ProEnem. Além de um roteiro de estudos preparados pela equipe do curso. O coordenador pedagógico ressaltou que isso não impede que os estudantes façam os trabalhos aleatoriamente.

“Os alunos podem buscar um conteúdo que não está disponível naquele módulo. Pode também, por conta própria, estudar o que acha interessante. Acreditamos que não devemos criar esse limite quando o aluno quer buscar o novo. Então disponibilizamos todo o conteúdo do ano para que ele siga o próprio ritmo.”

Metodologia do ProEnem ajuda na otimização do ensino nas escolas

Essa também é uma forma para que as escolas consigam otimizar o ensino realizado em sala de aula. “Às vezes podemos trazer uma ferramenta que complementará o ensino presencial. Os professores poderão sugerir vídeos que estejam na plataforma, para enriquecer a aula.”

Além disso, os alunos têm acesso a monitorias, aulas gravadas, exercícios e resoluções, provas anteriores do Enem e vídeos das resoluções. Outro conteúdo disponível são as aulas ao vivo que acontecem diariamente, e que podem ser assistidas a qualquer momento.

. App da Unochapecó corrige provas e lança notas em 30 segundos

O ProEnem é um curso voltado para o vestibular. No entanto, Diego Viug antecipou ao InovEduc que a metodologia está sendo ampliada para todo o ensino médio. Isso porque a vantagem da ferramenta é o fato de o aluno aprender de acordo com o próprio tempo.

About the author

Juliana Favorito

Juliana Favorito

[email protected]