Quero Bolsa cria teste para avaliar se estudante tem perfil para EAD

Juliana Favorito
Escrito por Juliana Favorito

Os cursos de ensino a distância (EAD) têm crescido no Brasil. De acordo com o Censo do Ensino Superior 2016, o percentual de estudantes nessa modalidade já é de 18,6%.

Pensando nisso, o Quero Bolsa criou um teste de perfil EAD. A ideia de elaborar o teste surgiu após detectarem vários comentários no site do Quero Bolsa com dúvidas sobre como iniciar um curso a distância.

A avaliação objetiva mostrar aos interessados em EAD as principais facilidades e dificuldades que poderão enfrentar durante o curso. O teste, que pode ser realizado de forma rápida, é gratuito.

A psicóloga do Quero Bolsa, Maria Fernanda Alves, explicou que o teste pode ser feito por aqueles que estão escolhendo cursos, graduações ou até mesmo especializações.

Teste de perfil EAD é composto por cinco etapas

O teste é dividido em cinco etapas, com quatro blocos. Cada um apresenta quatro características. Maria Fernanda explicou que, no primeiro, o interessado deverá escolher uma personalidade que mais o representa e outra com a qual tenha menos afinidades.

Para os estudantes que estão em dúvida se devem ou não realizar um curso a distância, o teste funciona como um suporte. Isso acontece porque faz com que se reflita mais sobre os aspectos da própria personalidade, relacionando-os com a rotina de estudos nessa modalidade.

. EAD brasileira oferece atenção mais personalizada do que os cursos presenciais

De acordo com Maria Fernanda, a avaliação é baseada no uso da metodologia DISC, que identifica quatro elementos do perfil do estudante, sendo eles:

D – Dominance (Dominância)
I – Influence (Influência)
S – Steadiness (Estabilidade)
C – Conscientiousness (consciente das atitudes, cauteloso)

A partir desses elementos são mapeadas as características que ligam os pré-requisitos para cursar o ensino a distância. Ao final do questionário, a plataforma apresenta o índice de compatibilidade do perfil do aluno.

O Quero Bolsa considera o teste confiável, por indiciar os pontos positivos e negativos da personalidade. Outra vantagem da plataforma são as dicas e os aspectos que podem ajudar a aumentar o desempenho dos interessados no curso de EAD.

. EAD: solução para o ensino brasileiro

Os cursos A distância têm diversas vantagens para os alunos. Alguns exemplos são flexibilidade de horários, mensalidades acessíveis, disponibilidade dos professores e a localização dos polos presenciais.

Além disso, para estudar por meio dessa modalidade é necessário ter muita concentração e disciplina para seguir o plano de aulas. E, também, manter a atenção para entender o conteúdo sem a presença física do professor.

Maria Fernanda disse que alunos que já utilizaram a plataforma retornam com feedbacks positivos. “Muitos usuários enviam e-mails agradecendo o teste. Alguns chegam até a ressaltar a precisão da avaliação ao apontar os aspectos de comportamento.”

Juliana Favorito

Juliana Favorito

[email protected]