Robótica educacional: confira resultado do primeiro IYRC IN Brazil

Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

O 1º Campeonato Internacional de Robótica Educacional realizado no país já tem seus resultados. Disputado nos dias 1º e 2 de setembro, em Leme, interior de São Paulo, o IYRC IN Brazil reuniu mais de mil alunos de escolas públicas e particulares de diversas regiões do país.

Três representantes da IYRC e da IYRA acompanharam todo o evento. O malaio Phillip Tan, vice-presidente da IYRC, o coreano Harry Roh, CEO da IYRA, e o chinês Kevin Xiang, gerente de marketing da IYRA.

. Robótica Educacional enriquece currículos e estimula aprendizagem

A robótica educacional em sala de aula traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento e aprendizado das crianças e dos adolescentes. Por isso nossas competições têm valor pedagógico e propiciam a troca experiências entre os alunos. Sempre com incentivo dos professores, coordenadores de escolas e suas famílias”, disse Harry Roh.

. Maker Robotics apresenta soluções para uso da robótica em escolas

Em todo o mundo, participam do campeonato de robótica crianças a partir dos 6 anos de idade e adolescentes. A etapa brasileira foi classificatória para a final mundial do Campeonato IYRC. O evento está marcado para os dias 1º e 2 de novembro, em Bangkok, na Tailândia.

Foram classificados 18 participantes na etapa brasileira

Devido à alta competitividade e ao critério de desempate, a organização do evento decidiu classificar para a final do Campeonato da IYRC três alunos de cada uma das seis categorias.

. Robótica ajuda alunos a desenvolverem projetos no Colégio Poliedro
. Escola do Rio usa sucata em projetos de robótica

“Em todas as modalidades, os tempos cronometrados dos três primeiros colocados ficaram muito próximos. Decidimos que seria mais justo classificar os 18 participantes melhores colocados para a final na Tailândia”, explicou Rafael Oliveira, CEO da Maker Robotics.

A Maker Robotics — empresa sediada em Leme, no interior de São Paulo, que desenvolve, desde 2008, projetos educacionais de robótica e de linguagem de programação — organizou o evento em parceria com a IYRC (International Youth Robot Competition). A entidade faz parte da Associação Internacional de Robótica Juvenil (IYRA, em inglês, International Youth Robot Association). A organização sem fins lucrativos foi criada em 2013, em Seul, na Coreia do Sul.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]