Conheça o segredo da capacitação dos professores da rede Eleva

kanttum-eleva-capacitacao-dos-professores-inoveduc-destaque
Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

Em “Alice no País das Maravilhas”, Lewis Carol cria um diálogo intrigante entre a personagem principal e o icônico Gato de Cheshire. Um trecho clássico da literatura que cai como uma luva para uma analogia à situação dos professores no século 21.

Enquanto boa parte dos professores já despertaram para a necessidade de dominar a tecnologia, outros, sem apoio ou capacitação, não sabem até onde podem ir. Ou qual o melhor caminho a seguir. Especialistas indicam que o primeiro passo nesse processo seja fazer uma autoavaliação.

. Eleva trabalha habilidades socioemocionais de professores
. Eleva Educação adota minisséries e leva youtubers para suas escolas

Marcelo Tavares, diretor do Eleva A+, setor de capacitação do Grupo Eleva, foi além. Com a capacitação de professores ancorada em palestras e workshops, o Eleva iniciou a busca por um novo caminho relacionado à prática de feedback.

O objetivo era implantar uma logística de observação que atendesse a todos os professores da rede de forma prática e eficaz. A solução foi encontrada na edtech Kanttum“, disse Tavares.

App da Kanttum promove transformação digital no ensino

A Kanttum é a única edtech do mercado nacional a oferecer soluções tecnológicas para desenvolvimento e formação continuada de professores. Em 2015, recebeu apoio da Fundação Lemann no programa Start-Ed. E foi uma das seis selecionadas pela Endeavor em 2018 para participar do programa Transforma.

. Kanttum ajuda escolas a desenvolver didática dos professores
. Edtech Kanttum recebe aporte de R$1,6 milhões de investidores

Sua plataforma online é utilizada por instituições de ensino para observação e geração de evidências em sala de aula, mentoria e feedback (desempenho do professor, engajamento de alunos). Além de auxiliar na formação continuada de professores.

Atualmente, a edtech atende mais de 600 escolas, impactando na capacitação de mais de 25 mil professores. Além do Grupo Eleva, utilizam sua solução o Insper, Colégio Pentágono, Colégios Positivo e redes como Moderna-Compartilha, Grupo Ânima e Cultura Inglesa.

Basicamente, com a ferramenta o professor grava em vídeo seu desempenho em sala de aula. As escolas definem o conjunto de habilidades e competências que desejam observar na prática dos seus docentes. A ferramenta gera os feedbacks e os indicadores pedagógicos de forma automatizada. Posteriormente, recebe a mentoria e coaching da instituição de ensino.

App gera impacto pedagógico no Grupo Eleva

Considerado a maior rede de escolas privadas do país, o Grupo Eleva elaborou, no fim do ano passado, um levantamento sobre os principais benefícios que o aplicativo Kanttum Coach trouxe para o grupo educacional. O app foi implantado em no grupo em 2015.

Em 2018, 600 professores do grupo receberam mentoria por meio do app. O projeto aconteceu entre os meses de maio e setembro. Por recomendação da escola, pelo menos duas aulas gravadas foram enviadas. Uma antes e a outra depois do processo de feedback.

O Grupo Eleva concluiu que a ferramenta possibilitou 20% de crescimento na avaliação dos alunos para os professores classificados como bom e ótimo. E além disso, 80% dos professores que receberam mais de três feedbacks aumentaram significativamente a percepção de aprendizado por parte dos alunos.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]