Somos Educação reduz custos de TI com plataforma Fluig, da TOTVS

fluig-logo-Somos-TOTVS-inoveduc-destaque
Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

Criar uma visão única da unidade de negócios, replicar boas práticas e reduzir custos desnecessários na operação é meta de qualquer holding. Inclusive conglomerados que incluem escolas. Como é o caso da Somos Educação, pertecente, desde o fim de abril, à holding Saber, subsidiária de educação básica da Kroton.

Considerada uma gigante no setor educacional, conta com diferentes unidades de negócios. Entre elas, uma rede própria de ensino composta por 28 instituições de educação básica que reúnem cerca de 20 mil alunos. E, mesmo com esse tamanho, atingiu o objetivo de reduzir custos. Tudo graças ao uso da tecnologia.

A maturidade no uso das ferramentas disponíveis permitiu ao grupo ser cliente-piloto da TOTVS na criação de novas soluções. Segundo Juliano Pereira, CIO da Somos Educação, a padronização de processos baseada no uso da tecnologia possibilita à Somos ter uma operação estável e eficiente.

Além de economia, gestão na palma da mão

A mobilidade do fluig, plataforma de transformação digital da TOTVS, foi um diferencial para a Somos. Os gestores fazem as aprovações de requisição de novas compras, em qualquer hora e lugar. Tudo por meio de um aplicativo.

Para o Private, esse é um projeto complexo e desafiador. Mas comprova nossa capacidade para apoiar empresas que estão expandido a sua operação e mudando seu modelo de negócio. Mostramos que a tecnologia é base para uma gestão eficiente que suporta o crescimento”, disse Valdemir Marques, diretor da TOTVS Private.

Na parte administrativa, a experiência da TOTVS com a legislação brasileira ajudou a empresa a cumprir os cronogramas do e-Social com mais rapidez. E também está sendo implementado o app Meu RH. A ideia é simplificar a interação de milhares de funcionários com a área de Recursos Humanos.

. Grupo Somos Educação moderniza ensino técnico online

Um novo portal também foi desenvolvido com base nessa iniciativa. Já é usado por 7 mil alunos, pais e professores do Colégio pH. Nele, é possível consultar boletim de notas, ver comunicados, imprimir boletos e demais atividades da rotina escolar. A ideia é expandir ainda em 2018 para as demais escolas.

Transformação digital na Somos Educação vem desde 2013

Em 2013, no início de seu processo de expansão, a Somos Educação apostou na tecnologia para o apoio monetário nessessário ao momento. Foi o começo do processo de migração para as soluções TOTVS — atualmente centrada no Fluig.

. Plataforma gratuita ajudará a implementar a BNCC em todo o Brasil
. Unesco divulga pesquisa sobre gestão tecnológica na educação pública

Premissa que permeia o direcionamento estratégico da companhia até hoje culminando, em 2016, com o projeto Somar+. Criado para reestruturar o processo de integração, deixando-o mais ágil, da contabilidade à gestão acadêmica, tudo é feito em soluções da TOTVS.

Outro destaque da simplificação de processos foram os ganhos financeiros. Por contar com uma plataforma tecnológica única, quando uma escola é integrada a redução de custos com TI pode cair consideravelmente.

Do ponto de vista de tecnologia também houve ganhos significativos. A equipe de suporte consegue entregar melhorias e gastar menos energia com integrações e gestão de diversos sistemas. Tudo isso com total integridade dos dados.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]