Solução de startup brasileira é destaque em evento da Microsoft

Fidelizaluno-inoveduc-destaque
Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

A empresa FCamara foi um dos destaque no encontro internacional para instituições de ensino criado pela Microsoft. O evento, realizado em Seattle, nos Estados Unidos, contou com a apresentação da edtech FC Nuvem — startup de tecnologia do grupo.

Especializada em transformar desafios de TI em soluções digitais inovadoras, a FCamara comercializa, habilita e gerencia os recursos de nuvem por meio da sua startup. Levou para o evento sua nova solução, o Fidelizaluno.

A ferramenta é capaz de ajudar instituições de ensino a evitar a evasão de alunos. Dessa forma, colabora, também, para a criação de um plano de ação preventivo.

Como funciona a ferramenta tecnológica da edtech FC Nuvem

O Fidelizaluno é um sistema capaz de integrar todas as técnicas de uma instituição de ensino e propor uma solução personalizada por aluno. Com isso, evita evasão e desistência durante o período de estudo.

. Gestão e Inovação da Educação Superior no Brasil
. Desafios práticos da gestão do uso das tecnologias na educação

A solução analisa o comportamento dos alunos por meio de um algoritmo que funciona como “professores” na solução. Analisam e verificam os motivos que os levam a desistirem dos estudos. Ao ser identificado, o sistema emite um alerta automático referente ao aluno para a área responsável, que poderá tomar medidas preventivas.

Toda instituição de ensino enfrenta a temida taxa de evasão. Acreditamos que o pedagógico aliado à tecnologia pode turbinar as ferramentas antievasão, obtendo resultados mais assertivos. O objetivo do nosso novo produto é evitar a saída de alunos através de atividades práticas”, disse Leandro Lousada, Lead de Educação da FC Nuvem.

Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no segundo ano de curso há uma taxa de 30% de desistência. Em EAD, pode chegar a 70%. Essas desistências podem acontecer por inúmeros motivos e de diversas formas, como:

  • troca de campus
  • turno ou modalidade
  • abandono do curso

Todos demonstram algum tipo de insatisfação que se previsto anteriormente poderiam ser evitadas.

Conheça algumas das características da Fidelizaluno

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]