Pesquisa prova que tecnologia é aliada da aprendizagem da Matemática

matematica-pesquisa-matific-inoveduc-destaque
Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

Ensinar Matemática sempre foi um grande desafio. Isso porque a maioria dos estudantes tem certa resistência com a matéria. Mas o uso de gamificação e outras ferramentas tecnológica podem reverter esse quadro. Uma nova recente pesquisa realizada pela Matific comprova esses dados no Brasil.

A startup israelense que atua com jogos matemáticos em cerca de 250 colégios públicos e privados no Brasil, divulgou dados do levantamento feito sobre aprendizado de Matemática. O levantamento foi feito com aproximadamente 60 mil estudantes e 2 mil professores.

. Professores de Matemática dizem como é a formação continuada que desejam
. Matific: falta capacitação em edtech para professores de Matemática

Os dados mostram que é possível driblar esse preconceito por meio de jogos educacionais voltados para o aprendizado. Dos alunos ouvidos, 83% disseram que passaram a “amar Matemática” depois de começar a jogar na plataforma da Matific.

Fato comprovado pelas respostas de 99,5% dos professores, que comprovaram haver alunos em classe que “agora amam Matemática”. Tudo graças ao uso da ferramenta. Outro dado relevante: 91% dos alunos disseram que aprenderam mais Matemática ao jogar Matific.

Para a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, consultora da Matific Brasil, é preciso mudar a maneira de ensinar matemática.

O mundo evoluiu. Ensinar Matemática de forma rígida, baseado em decorar e memorizar, além de não funcionar, assusta. Os alunos precisam entender de forma prática como a Matemática afeta o dia a dia. Nada melhor do que jogos educacionais para demonstrar isso”, disse a especialista.

Confira os principais tópicos da pesquisa no infográfico

Info-Pesquisa-ensino-aprendizagem-matemática-inoveduc

5 vantagens da aprendizagem da Matemática pela internet

O uso de ferramentas tecnológicas para aprender (ou apenas estudar) Matemática é crescente entre os “maiores”. Além do conforto, a economia porporcionada é justificativa para cada vez mais jovens estudarem a disciplina online.

. Uso de gamificação eleva o desempenho dos alunos em Matemática

A opção vem sendo considerada (e adotada) por estudantes que se preparam para o vestibular ou que desejam manter boas notas na escola. Nesses dois casos, o Youtube passa a ser uma ferramenta complementar de estudo?

. Site disponibiliza conteúdos de Matemática por meio de REA

O fato é atestado pelo sucesso do canal do Professor Ferretto, maior influenciador de matemática do Brasil. Com mais de 1,8 milhão de inscritos no Youtube, Ferretto explicou que muitos jovens acham a internet um meio prático para aprender ou repassar os temas dentro de casa.

O especialista listou as cinco principais vantagens de aprender Matemática online.

 

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]