Feira em São Paulo mostra tecnologias que impulsionam novas plataformas de ensino

Tecnomultimidia tecnologias inoveduc
Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

Tecnomultimidia tecnologias inoveducO uso de tecnologias no cotidiano escolar já não é uma questão de escolha, mas uma necessidade. Em uma geração conectada, contar com novas ferramentas para ensinar e aprender é essencial para quem busca oferecer o melhor conteúdo.

A adoção de telas, computadores e tablets já é realidade em muitas escolas do país. Mas ainda há um grande caminho a ser percorrido.

Em 2013, a Unesco publicou um guia de tecnologias em sala de aula.  A sugestão é que governos tenham políticas que incentivem seu uso. Pode parecer simples, mas essa implementação ainda encontra barreiras.

“Estamos em um processo de transição para adoção de novas tecnologias. A maior barreira é a falta de conhecimento de como aproveitar a Internet das Coisas (IoT) para melhorar a qualidade do ensino. Muitas instituições estão fazendo salas experimentais e este é um bom caminho”, observou Carlos Delmarco, consultor em tecnologia corporativa e educacional.

Telas como ferramenta acadêmica aumentam o interesse dos alunos

Além de ferramentas como computadores e tablets, os recursos de áudio e vídeo são de extrema importância em salas de aula, que garantem a compreensão dos estudantes.

“Podemos destacar também o suporte de sinais de áudio e vídeo compatibilizando os vários formatos e resoluções disponíveis, automação para garantir a utilização simples e amigável da tecnologia por todos os usuários, comunicação unificada, KVM (tecnologia que permite controlar vários dispositivos por meio de um conjunto de teclado, monitor e mouse), realidade virtual e aumentada, projetores a laser, displays 4K, entre outros”, destacou Delmarco.

Outra grande vantagem do uso da tecnologia no ambiente escolar é a quebra de barreiras físicas.

“Além de tornar todo o processo mais eficiente, a utilização de dispositivos conectados elimina a necessidade da presença física em sala de aula, tanto para o aluno como para o professor”, avaliou Cristian Miranda, diretor geral da Business Com.

Uso de tecnologias facilita a compreensão dos estudos

É por meio da tecnologia que a metodologia da “sala de aula invertida” (flipped classroom, em inglês), está ganhando espaço. Nesse sistema, os alunos estudam o conteúdo curricular em casa e vão à escola para tirar dúvidas e fazer exercícios.

Segundo levantamento da Universidade de British Columbia, nos EUA, a implementação da sala de aula invertida em aulas de Física resultou em um aumento de 20% na presença e 40% na participação dos alunos.

Segundo Cristian Miranda, os centros educacionais precisam investir e desenvolver plataformas de TI. O objetivo é aproveitar a popularização da tecnologia para impulsionar o aprendizado.

“O simples fato de poder utilizar uma tela já aumenta a interatividade e o interesse do aluno, mas o crescimento em escala depende da disponibilidade de plataformas específicas”, avaliou o especialista.

De maneira geral, a tecnologia chega à sala de aula para facilitar a vida de alunos e professores. “A capacitação dos educadores e a simplificação do uso das tecnologias é o que fará a diferença no futuro para o segmento educacional”, disse Leandro Cozzi, coordenador de TI.

Algumas das opções para dar suporte ao aprendizado são apresentadas na TecnoMultimídia InfoComm Brasil. A feira da indústria de áudio, vídeo, iluminação e sistemas profissionais integrados se encerra nesta quinta-feira, dia 25 de maio.

A TecnoMultimídia InfoComm Brasil é realizada pela AVI Latinoamérica e InfoComm International. A feira apresenta aos visitantes os avanços tecnológicos em AVI. O evento reúne os principais fabricantes mundiais, bem como distribuidores regionais e nacionais, incluindo também empresas integradoras.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
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