Transformação Digital na educação no Brasil: Fatores de sucesso

Norton Moreira
Escrito por Norton Moreira

Num estalo de dedos, conceitos e procedimentos, com os quais estamos habituados, podem se tornar praticamente obsoletos. Nestes tempos digitais, a velocidade com que as mudanças acontecem pode assustar, mas atenção: não pode nos pegar de surpresa. Assim é também na educação e o alerta é válido para gestores de instituições de ensino, educadores e alunos que ainda não estejam adaptados ao novo cenário.

O movimento transformação digital  nos ajuda a entender a necessidade de acompanhar este novo momento com um olhar mais atento. Do mesmo modo, desperta todos para o desafio de uma nova mentalidade, aberta para rever processos e agir com maior assertividade com o auxílio da tecnologia. É o mindset digital nos fazendo enxergar a Educação de um jeito diferente.

O que ganhamos deixando o ‘modo analógico’ para trás

Mas será que todos estão preparados para pensar e agir mais conectados e sabendo lidar com a grande quantidade de informações que nos chegam a todo o momento?

Se ainda não tem resposta para isso, lembro que a transformação digital impacta diretamente na agilidade e na produtividade com que executamos nossas tarefas do dia a dia. Fica mais rápido acessar dados e informações para tomar melhores decisões e darmos conta de nossas obrigações em menor tempo a partir do uso de ferramentas tecnológicas.

. Transformação digital: as potencialidades do setor educacional
. Unir tecnologia e educação requer planejamento, diz especialista

Pense no que isso influencia na preparação de aulas, pelo lado dos professores, ou na execução de atividades, pelo lado dos alunos.

DTCOM-Transformacao-Digital-na-educacao-inoveduc

Para quem atua no segmento educacional, em especial o da educação a aistância, o impacto da tecnologia não chega a ser novidade. Já deixamos o “modo analógico” para trás há muito tempo e conceitos como o das Disciplinas Digitais, desenvolvido pela equipe da DTCOM dentro da plataforma WayCO, mostram como isso é de fato uma nova realidade.

Nada é “engessado” ou estático. O conteúdo “ganha vida” e coloca a aprendizagem em um outro patamar, em prol da melhor formação do aluno.

Por isso, do ponto de vista do educador e participante da cadeia da educação a distância, nosso desafio tem sido justamente nos mantermos atualizados para oferecer sempre o que há de mais moderno e de mais poder de vínculo com o próprio comportamento digital dos alunos. E isso é algo em que a transformação digital tem papel fundamental.

É preciso quebrar as resistências

As ideias propagadas pelos especialistas e empreendedores engajados no movimento ajudam a quebrar resistências entre aquelas Instituições que, por diferentes motivos, ainda possam ignorar os benefícios gerados ao agregar a tecnologia de modo mais efetivo à gestão, ao trabalho do educador e à relação com os alunos.

Sob a inspiração da transformação digital, uma instituição de ensino tem a oportunidade de promover uma verdadeira revolução, avançando e se consolidando no mercado em que atua ou se reinventando e reescrevendo sua história a partir de uma nova abordagem para sua gestão. Neste sentido, o conceito de excelência também passa pela qualidade de suas plataformas digitais, mesmo que ainda não esteja no segmento de educação a distância.

Um site bem construído, com usabilidade focada em oferecer a melhor experiência para o aluno, com informações e conteúdos de fácil acesso, e uma rotina de interação online já são iniciativas que podem mudar a relação da Instituição com seu público.

. Especialista explica como está estruturado o conceito de Educação 4.0

Na verdade, quem ainda permanece neste estágio offline corre o risco de ficar para trás. E pior: não sedimentar ou sedimentar com atraso considerável sua estrada para o futuro. Isso é um recado para as Instituições que já oferecem e também para as que não oferecem EAD em seus cursos. Ou alguém duvida que, em uma sociedade cada vez mais digital e com cada vez mais pessoas hiperconectadas, não haverá uma demanda para cursos online a ser suprida?

Aquela velocidade citada lá no começo, lembra?, também se manifesta na pressa e na gestão de tempo das pessoas. Tudo é para ontem e na hora em que o indivíduo quer. E isso inclui o processo de aprendizagem e o impacto do conceito de ubiquidade que a tecnologia (e a popularização dos smartphones) ajuda promover.

Norton Moreira

Norton Moreira

Diretor da DTCOM — uma das maiores produtoras de conteúdo para EAD e Educação Continuada do país