O que são trilhas de aprendizagem personalizadas?

Letícia Santos
Escrito por Letícia Santos

selo-o-que-eAs estratégias de ensino buscam, cada vez mais, privilegiar a o protagonismo dos estudantes. É o caso das trilhas de aprendizagem personalizadas. Esse recurso educacional propõe caminhos alternativos de aprendizagem, onde o estudante pode escolher como quer aprender.

“As trilhas de aprendizagem vieram para atender as múltiplas inteligências dos seres humanos. De forma contextualizada e significativa, se aplicam à realidade de cada um e oferecem um modelo flexível de aprendizagem”, explicou Alzira Vieira, gerente da Universidade Corporativa Sebrae.

Para Alzira, a principal vantagem das trilhas é a oportunidade de oferecer aos estudantes uma maior liberdade de escolha. “Hoje as pessoas podem decidir onde e como querem estudar. As trilhas podem ser acessadas quando os estudantes quiserem. E são eles que escolhem como funcionará seu processo de aprendizagem.”

Na Universidade Corporativa do Sebrae, as trilhas já são utilizadas há algum tempo. De acordo com Alzira Vieira, a universidade já está na terceira evolução do processo de trilha implementado na instituição.

Estruturar trilhas de aprendizagem personalizadas requer cuidado com os conteúdos

O processo está de acordo com o conceito de life learning adotado no Sebrae. Alzira Vieira explicou que a proposta é os alunos terem acesso a um aprendizado que perdurará.

“Estamos sempre aprimorando nossa trilha. Já incluímos elementos de gamificação, georeferenciamento e simulações para oferecer os conteúdos de forma lúdica, divertida, interativa e leve”, disse.

Alzira Vieira destacou que implementar um modelo de trilhas requer certos cuidados. A gerente da Universidade Corporativa do Sebrae enfatizou que é preciso ter uma atenção especial à elaboração dos conteúdos.

Aqui no Sebrae, contamos com a colaboração de alguns especialistas internos e externos. Também damos autonomia para que o próprio ‘trilheiro’ possa indicar seus objetos de interesse.”

. E-book em parceria com Microsoft estimula adoção da gamificação

A especialista reforçou, ainda, que acredita no potencial das trilhas de aprendizagem personalizadas, pois estão relacionadas a uma evolução dos modelos educacionais.

O famoso aplicativo Duolingo é um exemplo de ferramenta que utiliza os conceitos das trilhas de aprendizagem personalizadas no ensino de idiomas.

No app, os conteúdos são distribuídos em níveis. O usuário tem autonomia para decidir se estudará os conteúdos de forma linear ou se deseja avançar alguns níveis. Neste caso, basta fazer um teste de conhecimentos e, se aprovado, prosseguir para outros níveis do jogo.

Mitos sobre trilhas de aprendizagem personalizadas

Responda ao quiz e confira algumas afirmações que são feitas a respeito das trilhas de aprendizagem personalizadas. Saiba, também, quais não passam de mitos.

 

Letícia Santos

Letícia Santos

[email protected]