Videopédia educacional: uma nova forma de estimular a aprendizagem

sacaso-videopedia-inoveduc-destaque
Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

De cada dez alunos que chegam ao fim do ensino fundamental, em média, apenas três atingem o nível adequado de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

Esse resultado traz uma questão para o centro do debate: como criar condições para melhorar a aprendizagem das crianças?

Diante desse cenário, foi criada uma plataforma onde o aluno estuda de maneira autônoma. O SacaSó, primeira videopédia educacional brasileira, entrou no ar no início de novembro.

A plataforma já reúne mais de mil vídeos. Desse total, 535 correspondem às habilidades descritas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada no ano passado. Ou seja, o conteúdo está atualizado em relação às novas normas de legislação educacional do país.

Desenvolvemos o SacaSó para que ele seja uma contribuição efetiva para aprendizagem”, disse Marcos Amazonas, idealizador da plataforma.

Os vídeos trazem diversos formatos (animações em 3D, table top, filmes, youtubers, bonecos, ventríloquo e jingles). A plataforma promete incorporar novos vídeos todos os meses.

Videopédia SacaSó também é uma aliada dos pais

Desenvolvidos especialmente para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, os conteúdos versam sobre as disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. É possível revisar os conteúdos vistos na sala de aula ou estudar para as provas. Cada vídeo é acompanhado por um teste sobre o assunto.

. Canvas aposta em nova plataforma de vídeo para setor educacional
. YouTube oferece US$20 milhões em chamadas para teacherpreneurs
. A evolução do vídeo como ferramenta de ensino

Hoje em dia, o aluno pode recorrer a várias fontes de informação complementares à escola em busca de uma aprendizagem mais eficiente. O SacaSó é uma delas. Ele não substitui o professor nem a escola”, explicou Amazonas.

O objetivo da plataforma são os alunos. Mas o SacaSó também é um aliado dos pais, que podem utilizá-la como fonte de pesquisa para orientar os filhos na lição de casa. Além disso, os pais podem acompanhar como seus filhos estão usando a plataforma e sua evolução na aprendizagem.

“Tudo aquilo que está na BNCC, o SacaSó explica. A vantagem para os pais é que a plataforma é um porto seguro. Foi checado por professores e especialistas”, assegurou Marcos Amazonas.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]