Volta às aulas – tempo de organização

logo-palestrante-BETT-EDUCARCerta vez nos perguntaram por onde devemos começar a organização da nossa vida. Não temos dúvidas: organizando o tempo, a ordem de nossas tarefas. Com uma programação acertada todo o resto vem em compasso. Mas, veio logo outra pergunta:

“E como fazer uma criança cumprir horários e segui-los?”

“Tendo uma agenda e usá-la realmente.”

. Bett Brasil Educar 2018 divulga sua programação completa

Estamos falando de crianças e adolescentes que muito dependem dos pais ou outros adultos para cumprir seus compromissos. Mesmo assim, a agenda é fundamental, mas não é a única ferramenta importante neste assunto. Pais e responsáveis também devem cumprir horários, assim como educadores que são também espelhos para estes pequenos.

Depois do exemplo podemos ensinar práticas de organização para que os nossos “pequenos aprendizes” controlem seus horários diários, e assim possam conseguir cumprir as inúmeras tarefas que têm: escola, aulas extras, lição de casa, descanso, lazer etc.

Lembrando que uma agenda repleta de atividades, sem deixar tempo para que crianças sejam crianças, tempo para atividade lúdicas, é prejudicial para a criatividade e para o relaxamento.

É importante um tempo livre também

Importante também lembrar que antes de preencher completamente a agenda de crianças e adolescentes com aulas extras é necessário deixar horários reservados para o estudo, lição de casa e pesquisas diárias.

As emoções, hoje universalmente reconhecidas, assumem um papel fundamental nas interações sociais, que contextualizam qualquer tipo de aprendizagem.

Porque não nascemos ensinados, temos que aprender num contexto social e emocional, como sujeitos em interação, conhecimento, um experiente que ensina, e outro inexperiente que aprende. É assim nas relações pais-filhos, e será também assim, nas relações professor-aluno.

Assim, organizar as emoções como educador e ensinar seus alunos a fazerem o mesmo logo no início do ano, significa harmonia entre todos que compõem este cenários levando a um aprendizado mais completo.

Celi Piernikarz e Marilucia Ramiro

Celi Piernikarz e Marilucia Ramiro

Autoras do livro 'Quem Mexeu na Minha Bagunça?'. Estarão presentes na Bett Educar 2018, com a palestra “Como ajudar seu aluno a organizar melhor sua vida buscando maior produtividade escolar”, na terça-feira, 8 de maio, às 18 horas